Reunião produtiva entre Lula e Trump
Após um encontro considerado “ótimo” por Luiz Inácio Lula da Silva, onde foi sinalizado um possível acordo, o deputado Eduardo Bolsonaro não perdeu a oportunidade de se manifestar. Em um vídeo que circulou nas redes sociais, um repórter questiona Trump sobre Jair Bolsonaro, ao que o ex-presidente dos EUA elogia o ex-mandatário brasileiro, mas evita aprofundar o tema durante a coletiva.
Eduardo, por sua vez, comentou: “Lula encontra Trump e na mesa um assunto que claramente incomoda o ex-presidiário: Bolsonaro. Imagine o que foi tratado a portas fechadas?” A mensagem, compartilhada na plataforma X, sugere que o clima do encontro pode ter sido menos amistoso do que o descrito pelas equipes de Lula e Trump.
Além disso, em uma postagem irônica, Eduardo criticou um momento do encontro onde foi mencionado o desejo de um mediador para o conflito entre Trump e Nicolás Maduro. “Nos poucos minutos com o 01 da economia mundial, trataram de… Venezuela”, alfinetou o deputado, reforçando seu tom cético em relação à aproximação entre os dois líderes.
Leia também: Lula Nomeia Guilherme Boulos como Novo Ministro da Secretaria-Geral da Presidência
Fonte: odiariodorio.com.br
Leia também: Operação Rejeito: Fraude na Mineração Abala Projeto Presidencial de Zema para 2026
Fonte: triangulodeminas.com.br
Essa crítica de Eduardo reflete um padrão em seu discurso nas últimas semanas, onde busca desestabilizar a narrativa de união entre Trump e Lula. O encontro em questão ocorreu durante a Assembleia Geral da ONU, em setembro, onde, segundo relatos, houve uma boa química entre os presidentes.
Outros eventos também contribuíram para essa relação. Em outubro, Lula e Trump realizaram uma conversa telefônica que aparentemente quebrou o gelo entre eles. Após essa interação, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, se reuniram em Washington para discutir temas relevantes para ambos os países.
Leia também: Resumo das Principais Notícias de 17 de Outubro de 2025: Eventos e Polêmicas no Espírito Santo
Fonte: jornalvilavelha.com.br
Em seu relato sobre a reunião, Lula destacou a importância do encontro, ressaltando que discutiram de maneira franca e construtiva a agenda comercial e econômica entre Brasil e Estados Unidos. Em suas redes sociais, ele afirmou: “Acertamos que nossas equipes vão se reunir imediatamente para avançar na busca de soluções para as tarifas e as sanções contra as autoridades brasileiras”. Essa declaração revela as expectativas de ambos os lados para um avanço nas relações bilaterais, em meio a um contexto global tenso.
O encontro entre Lula e Trump não apenas simboliza uma nova fase nas relações entre Brasil e EUA, mas também coloca em evidência a dinâmica interna da política brasileira, especialmente no que diz respeito à figura de Jair Bolsonaro. Enquanto o ex-presidente é elogiado por Trump, a pergunta que fica é: qual será o impacto real desses encontros nas relações diplomáticas e na política interna do Brasil?
