Companhia Mineira Comemora 15 Anos de Atuação
Rio Branco foi escolhida como a cidade de abertura da turnê nacional do Grupo dos Dez, uma renomada companhia mineira que se destaca no cenário do teatro negro brasileiro. Celebrando 15 anos de história, o projeto intitulado “Grupo dos Dez – 15 anos de Teatro Negro” marca o retorno aos palcos após um longo período de paralisação devido à pandemia. A iniciativa conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem a apresentação do Ministério da Cultura e da Petrobras.
Prevendo mais de 60 apresentações em sete estados do país, a programação engloba espetáculos inéditos, montagens já consagradas e ações formativas que visam fortalecer o diálogo entre arte, memória e a diversidade dos territórios.
Programação Especial em Rio Branco
Na capital do Acre, a agenda inclui os espetáculos “Madame Satã” e “Dandara Para Todas as Mulheres”. Além disso, duas ações simbólicas fazem parte do projeto: uma oficina intitulada “Ação Musical Dramatúrgica – Processos Criativos Acerca do Teatro Musical” e o lançamento do livro póstumo “O Encenador e a Floresta”. Este livro revisita a passagem do ator, diretor e dramaturgo João das Neves pelo Acre, entre 1986 e 1991. As atividades estão programadas para o dia 28 de janeiro, quarta-feira, marcando a abertura oficial da turnê.
A oficina ocorrerá na parte da tarde, na Usina de Arte João Donato, voltada prioritariamente para artistas negras, indígenas e LGBTQIAPN+. Às 19h, no mesmo local, será realizada a cerimônia de lançamento do livro “O Encenador e a Floresta”, que contará com leituras de trechos da obra e performances musicais de espetáculos históricos, apresentadas por atores e músicos acreanos que colaboraram com João das Neves. O evento terá ainda a participação especial da cantora Titane, que foi parceira artística do encenador durante duas décadas.
Espetáculos Imperdíveis no Teatro João das Neves
Nos dias 29 e 30 de janeiro, quinta e sexta-feira, às 19h30, o público poderá conferir o espetáculo “Dandara Para Todas as Mulheres”, no Teatro João das Neves, localizado na Usina de Arte João Donato. Nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, sábado e domingo, também às 19h30, será a vez do aclamado “Madame Satã”, que promete emocionar os espectadores.
Os ingressos para as apresentações podem ser adquiridos antecipadamente, tanto de forma online quanto diretamente na bilheteria do teatro, no dia dos shows, a preços acessíveis. Mais informações podem ser encontradas no perfil @grupodosdez no Instagram.
Compromisso com a Acessibilidade e Inclusão
A artista Bia Nogueira, que integra a equipe criativa do projeto, enfatiza a importância do caráter social da retomada das atividades. De acordo com ela, a proposta reafirma o compromisso do Grupo dos Dez com a democratização do acesso à cultura e a criação de oportunidades no setor artístico. “O Grupo dos Dez sempre foi mais do que espetáculos: é sobre abrir espaços de encontro, escuta e pertencimento. Estar de volta com essa temporada é potencializar vozes que refletem o Brasil em toda a sua diversidade e afirmar que a arte deve ser acessível a todas as pessoas”, destaca Bia, que também assina a direção musical de “Madame Satã” e a dramaturgia e direção de “Dandara Para Todas as Mulheres”.
