Avanços na Saúde e Parcerias Estratégicas
No último encontro realizado entre profissionais da Secretaria de Promoção da Saúde e representantes do A.C Camargo Cancer Center, a Prefeitura de Jundiaí recebeu um relatório que marca o fechamento de um ciclo significativo da parceria estratégica do Programa Missão A.C. Camargo. Esta colaboração visa trazer a expertise do hospital para melhorar todo o processo de tratamento do câncer no município.
Durante a apresentação, foram divulgados dados detalhados sobre o perfil da população de Jundiaí e o cenário epidemiológico local, informações que servirão como base para a formulação de ações futuras. Dentre os indicadores positivos, Jundiaí se destaca com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,823, uma taxa de alfabetização de 98% e uma renda média de R$ 4.000, todos acima das médias do estado e do Brasil.
Além disso, a Atenção Primária à Saúde tem mostrado um crescimento constante, com a cobertura aumentando de 46,3% em 2021 para 65,2% em 2025. Também foi identificado que 63% da população conta com convênios médicos particulares, um aumento de 8,7% em relação a 2020.
Entretanto, o cenário também revela desafios. O expressivo número de pessoas que dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS) e o avanço do envelhecimento da população ressaltam a urgência em fortalecer políticas que promovam equidade e aprimorem o cuidado à saúde. “Com esse diagnóstico, conseguimos identificar gargalos e melhorar a linha de cuidado do paciente oncológico em todas as suas etapas. Ter o apoio do A.C. Camargo, que é o maior centro de oncologia da América Latina, é um grande privilégio para Jundiaí”, afirmou a secretária municipal de Promoção da Saúde, Márcia Facci.
A Importância da Colaboração
Daiane Arruda Saraiva, enfermeira e coordenadora de projetos temáticos do A.C. Camargo, destacou a relevância da parceria. “Jundiaí já possui uma rede bem estruturada na oncologia. A Prefeitura demonstra preparação e compromisso em garantir que os pacientes com câncer recebam o melhor atendimento possível”, comentou.
Para garantir a precisão dos indicadores apresentados, os dados foram obtidos a partir de um cuidadoso cruzamento de várias fontes, incluindo DataSUS, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Agência Nacional de Saúde (ANS), além de informações coletadas de relatórios da Atenção Primária municipal e entrevistas com gestores e profissionais de saúde da rede municipal.
Próximas Ações e Avanços Tecnológicos
O relatório também apresenta um conjunto de propostas para ações estruturantes que visam aprimorar a rede oncológica no município a curto e médio prazo. O foco dessas iniciativas será a continuidade do cuidado do paciente, o encaminhamento adequado ao nível assistencial apropriado e o acompanhamento integral da jornada do usuário.
Além das políticas públicas que estão sendo elaboradas em colaboração, Jundiaí está prestes a receber um acelerador linear para tratamento de câncer. Este equipamento, que foi adquirido pelo Hospital São Vicente (HSV) com apoio do Ministério da Saúde, representa um avanço significativo em relação à tecnologia atual, pois comprove reduzir o número de sessões necessárias, de 30 para apenas nove.
