Apoio Inequívoco
No último domingo (7), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Republicanos, reiterou seu apoio à candidatura de Jair Bolsonaro, do PL, em um ato realizado na Avenida Paulista. Em meio a um público engajado, Tarcísio declarou: ‘Só tem um candidato para nós, que é Jair Messias Bolsonaro‘. Vale lembrar que Bolsonaro enfrenta uma situação de inelegibilidade determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mesmo assim, o governador expressou sua convicção de que, caso Bolsonaro concorra, terá sucesso nas eleições. ‘Eu tenho certeza que ele indo para urna, ele vai vencer às eleições’, disse.
Leia também: Joabe Lira Afirma que Bolsonaro Enfrenta ‘Perseguição Política’ e Convoca Brasileiro às Ruas
Durante o evento, Tarcísio defendeu a proposta de uma anistia ampla que incluísse Bolsonaro entre os beneficiários, ressaltando que a celebração do ato não estava completa sem a presença do ex-presidente. Ele aproveitou a oportunidade para dirigir um apelo ao presidente da Câmara, Hugo Motta, afirmando: ‘Paute a anistia‘. O governador ainda levantou críticas ao julgamento dos réus envolvidos no núcleo fundamental do golpe, que, segundo ele, indicam um cerceamento da defesa e sugerem falta de imparcialidade na condução do processo. O julgamento desse núcleo teve início na semana passada no Supremo Tribunal Federal (STF). Tarcísio disparou, ‘Ninguém aguenta a tirania de um ministro’, referindo-se a Alexandre de Moraes. Ao longo de seu discurso, ele enfatizou: ‘Nós não vamos aceitar que nenhum ditador diga o que a gente tem que fazer’.
Manifestação na Avenida Paulista
Leia também: Joabe Lira Afirma que Bolsonaro Enfrenta ‘Perseguição Política’ e Convoca Brasileiro às Ruas
O ato na Avenida Paulista atraiu uma multidão, e Tarcísio de Freitas e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro chegaram ao local pouco depois das 15h. Antes do meio-dia, manifestantes já se concentravam na avenida, estendendo uma bandeira dos Estados Unidos em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp). Faixas foram vistas clamando pela votação do projeto de anistia por parte do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e pedindo que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, iniciasse o processo de impeachment do ministro Alexandre de Moraes.
Além disso, o Partido Novo fez presença marcante ao levar um boneco inflável representando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vestido de presidiário; ao lado, estava um ovo inflável que exibia a frase ‘Perdeu, mané’, uma referência direta a Moraes. A manifestação se transformou em um espaço para que os apoiadores de Bolsonaro expressassem suas opiniões sobre a situação política atual e suas demandas por anistia e mudança no sistema judiciário.