Encontro Focado no Desenvolvimento Sustentável
Nesta segunda-feira, 15, a vice-governadora do Acre, Mailza Assis, participou da 32ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Condel/Sudam). O evento, que ocorreu de forma híbrida com encontros presenciais em Belém (PA) e transmissão online, reuniu autoridades e representantes dos estados da Amazônia brasileira, destacando a importância da região na agenda nacional de desenvolvimento sustentável.
Como última reunião do ano, o encontro foi presidido por Valdo Ribeiro, representante do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), com a secretaria executiva sob responsabilidade de Paulo Rocha, superintendente da Sudam. Durante a reunião, Mailza enfatizou que essas discussões são cruciais para a formulação de políticas públicas eficazes voltadas ao crescimento regional. “Devemos considerar o crescimento do povo amazônico de maneira integrada, sempre com compromisso social, econômico e ambiental. Espaços como estes são vitais para a construção de soluções sustentáveis e perenes para a nossa região”, afirmou.
A pauta da reunião incluiu quatro proposições importantes. Os conselheiros deliberaram sobre a programação financeira do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) para o ano de 2026, além da análise do relatório de atividades do FNO referente a 2024 e do calendário de reuniões do Condel para 2026, todos aprovados. Entretanto, a definição sobre a alocação de 1,5% dos valores de juros e amortizações de financiamentos do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) para ações nas áreas de pesquisa, desenvolvimento, inovação e tecnologia voltadas ao crescimento regional foi adiada para uma análise futura.
Leia também: Acre Receberá Parte de R$ 79 Milhões do Programa Federal para Restaurar Áreas Degradadas na Amazônia
Leia também: Psica 2025: Belém Recebe Festival de Música e Cultura na Amazônia
Fonte: aquiribeirao.com.br
As instituições presentes no encontro, incluindo a Petrobras e o Banco da Amazônia, apresentaram os resultados alcançados até 2025, ressaltando iniciativas relevantes que contribuíram para o desenvolvimento da Amazônia. Além disso, foram discutidos encaminhamentos e deliberações que surgiram após a COP 30.
O que é o Condel?
Leia também: Cultura e Sustentabilidade: Oficina do MinC Explora Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Fonte: reportersorocaba.com.br
Leia também: CEMA Encerra 2025 com Debate sobre Licenciamento Ambiental e Avanços em Minas Gerais
Fonte: soudebh.com.br
O Conselho Deliberativo da Sudam (Condel), estabelecido em 30 de maio de 2008, tem como missão acompanhar e avaliar a execução de planos e programas voltados ao desenvolvimento da Amazônia. O Condel também é responsável por sugerir ajustes para garantir a efetividade dos objetivos institucionais. Esse órgão se reúne trimestralmente, sob a liderança do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, enquanto o superintendente da Sudam atua como secretário-executivo.
O Condel é composto pelos governadores dos estados da Amazônia Legal, seis ministros de Estado convocados conforme a pauta, três prefeitos, três representantes do setor empresarial, três representantes dos trabalhadores, além do presidente do Banco da Amazônia. Outros dirigentes podem ser convidados a participar das reuniões, porém sem direito a voto.
