Oficinas e Oportunidades para Artistas Acreanos
Os artistas e bandas do Acre têm uma nova chance de brilhar: as inscrições para a 2ª edição do projeto Som do Acre estão oficialmente abertas. Esta iniciativa visa mapear, promover e dar apoio à cena musical autoral do estado. Além das oficinas formativas, que abrangem temas como gestão de carreira, distribuição digital e estratégias de comunicação, os participantes terão a chance de se apresentar no line-up da 7ª edição do festival Varadouro, previsto para ocorrer ainda este ano.
Leia também: Sérgio Souto: 45 Anos de Música e Identidade Acreana
As oficinas acontecerão nos dias 11 e 12 de setembro, contando com a presença de profissionais renomados do setor musical. No primeiro dia, o produtor cultural Edson Natale (@edsonnatale) é quem assume a responsabilidade de ministrar a oficina “Planejamento e música: Como Contar Melhor a História da Sua Carreira Musical”. Simultaneamente, a cantora e compositora paraense Áila (@ailamusic) conduzirá a atividade “A música das Amazônias: Caminhos e Oportunidades”.
O segundo dia de atividades será igualmente rico em aprendizado, com Pena Schmidt (@pena.schmidt) abordando “A música no Século XXI”. Para finalizar, Fernanda Paiva (@ferpaiva) apresentará estratégias sobre construção de marca e fortalecimento de carreiras e negócios na música.
Leia também: Sérgio Souto: 45 Anos de Música e Identidade Acreana
Karla Martins, produtora cultural e organizadora do projeto, destaca que esta edição se aproxima ainda mais do público acreano. “Os quatro profissionais que vêm para as oficinas são figuras fundamentais na cultura e na música brasileira. Aila, por exemplo, se destaca nacionalmente, trazendo a Amazônia como uma narrativa poderosa. Fernanda Paiva, que já trabalhou na estratégia global de cultura da Natura, Edson Natale, um músico e produtor respeitado, e Pena Schmidt, uma referência na produção musical, especialmente, como produtor de grandes nomes como os Mutantes”, comenta Karla.
Ela ainda ressalta a evolução do projeto desde a edição anterior. “No ano passado, oferecemos um curso online e levamos bandas para se apresentarem em São Paulo durante uma ‘Noite Acreana’. Este ano, estamos trazendo os profissionais direto para o Acre, e das bandas que se inscreverem, duas serão selecionadas para fazer parte da programação do festival Varadouro, que ocorrerá em dezembro”, explica.
Leia também: Escola de Novos Talentos Oferece Oficinas Gratuitas de Ballet, Musicalização e Ginástica Rítmica em Cabo Frio
Leia também: Escola de Novos Talentos em Cabo Frio: Inscrições Abertas para Oficinas de Ballet, Musicalização e Ginástica Rítmica
O Som do Acre é financiado por meio do Edital da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB, com apoio da Prefeitura Municipal de Rio Branco e realização do Governo Federal, através do Ministério da cultura. Com isso, a expectativa é que a cena musical autoral do estado ganhe ainda mais visibilidade e oportunidades, fortalecendo a cultura local e promovendo novos talentos.