Avanços na Governança Pública de Rio Branco
A Prefeitura de Rio Branco anunciou oficialmente a Política Municipal de Gestão de Riscos em evento realizado no Auditório do Museu dos Povos Acreanos. Essa iniciativa representa um passo significativo para melhorar a governança pública, a integridade institucional e a eficiência administrativa na gestão municipal.
Objetivos e Diretrizes da Nova Política
A programação do lançamento destacou os princípios, objetivos e diretrizes que irão orientar a identificação, avaliação, tratamento e monitoramento dos riscos nos processos organizacionais da Prefeitura. O principal propósito da política é apoiar a tomada de decisões, fortalecer os controles internos e prevenir falhas e irregularidades.
Além disso, a política contribui para o alcance dos objetivos estratégicos da administração municipal, promovendo maior segurança, transparência e eficiência na prestação dos serviços públicos.
Leia também: Câmara de Rio Branco: Desafios em Aluguéis de Gabinetes Revelam Falhas Administrativas
Leia também: Debate sobre critérios e transparência nos voos da FAB ganha novo impulso após decisão do TCU
Fonte: odiariodorio.com.br
Importância da Gestão de Riscos para a Administração Pública
Na abertura do evento, Oscar Vareda Moreira Neto, auditor-chefe da Controladoria-Geral do Município (CGM), ressaltou a importância da gestão de riscos como ferramenta essencial para uma administração pública moderna.
“Com esta política, o Município fortalece sua capacidade de antecipar desafios, prevenir problemas e tomar decisões mais seguras e eficientes. Trata-se de uma mudança de cultura organizacional que beneficia diretamente a população e protege os recursos públicos”, afirmou o auditor-chefe.
Implementação e Participação dos Órgãos Municipais
A implantação da Política Municipal de Gestão de Riscos será realizada de forma gradual e integrada, com o suporte técnico da Controladoria-Geral do Município e o engajamento das secretarias e órgãos municipais.
Leia também: Minas Gerais: 1º Encontro CGU e Gestores Federais de MG Reúne 150 Profissionais em Belo Horizonte
Fonte: triangulodeminas.com.br
As Unidades de controle interno desempenharão papel estratégico no acompanhamento e na disseminação das práticas de gestão de riscos em toda a administração pública municipal. Com essa iniciativa, a Prefeitura reafirma seu compromisso com a transparência, integridade e o fortalecimento dos mecanismos de controle interno, alinhando-se às melhores práticas do setor público brasileiro.
