Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Monday, February 9
    Tendências:
    • Governo Federal Destina R$ 1,4 Bilhão ao Instituto Butantan para Fábricas de Tecnologia de Ponta em SP
    • Reinauguração da Biblioteca da Floresta: Um Marco Cultural para o Acre
    • TJAC Lança Projeto de Leitura para Socioeducandos em Cruzeiro do Sul
    • Carnaval Rio Branco Folia 2026: 23 Inscritos no Concurso de Realezas e 3 Blocos Confirmados
    • Proposta de Motta Visa Acabar com Escala 6×1 em Comissão Legislativa
    • Propostas e Polêmicas Marcam a Semana no Acre
    • Comic Nerd 2026: Inscrições Abertas para Competidores e Expositores no Acre
    • TJAC Avalia Propostas para Aplicação de R$ 10 Milhões em Recursos Federais no Acre
    Acre Verdade
    • Home
    • Cultura
    • Economia
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Política
    • Saúde
    • Tecnologia
    Acre Verdade
    Home»Esportes»Manex Silva: O Acreano Que Representa o Brasil nos Jogos de Inverno de Milão-Cortina
    Manex Silva: O Acreano Que Representa o Brasil nos Jogos de Inverno de Milão-Cortina

    Manex Silva: O Acreano Que Representa o Brasil nos Jogos de Inverno de Milão-Cortina

    Esportes 09/02/2026
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Email WhatsApp Copy Link

    A Trajetória de Manex Silva

    Nascido em Rio Branco, capital do Acre, Manex Silva é uma das estrelas da delegação brasileira nos Jogos de Inverno de Milão-Cortina. O esquiador de cross-country traz consigo a história de um estado que ainda busca maior visibilidade nas Olimpíadas. Importante ressaltar que, até o momento, os únicos medalhistas olímpicos do Acre são o ex-jogador de vôlei Carlão, ouro em 1992, e o goleiro Weverton, do Grêmio, que também conquistou a medalha de ouro em 2016.

    Este será o segundo Jogos Olímpicos para Manex, que fez sua estreia em Pequim, em 2022. Ele compartilha sua confiança ao afirmar: ‘Acredito que chego aos Jogos mais preparado em relação à minha participação anterior. Desde aquela época, muitas transformações ocorreram na minha vida e tudo se profissionalizou. Consegui treinamentos consistentes ao longo desses quatro anos, sem contratempos. Estou mais forte do que nunca’.

    A Jornada até o Esqui Cross-Country

    Como um jovem acreano se tornou um competidor em esqui cross-country e chegou às Olimpíadas de Inverno? A resposta está na trajetória familiar de Manex. Filho de mãe brasileira e pai do País Basco, uma região entre a Espanha e França, ele mudou-se para o País Basco com apenas dois anos de idade. Foi lá, em meio às montanhas cobertas de neve, que começou a praticar esqui cross-country como atividade extraescolar.

    Em suas próprias palavras, Manex disse: ‘Minha mãe é de Rio Branco e meu pai é do País Basco. Eles se conheceram por meio de um amigo que minha mãe tinha no Basco. Durante uma viagem para visitar esse amigo, ela conheceu meu pai, que depois se mudou para Rio Branco para trabalhar’. Quando tinha oito anos, a família se mudou para uma região montanhosa, onde a prática do esqui se tornou uma parte integral de sua vida.

    Com a opção de competir pelo Brasil ou pela Espanha, a escolha pela seleção brasileira ocorreu de forma inesperada. ‘Desde pequeno, as culturas brasileira e basca estiveram presentes na minha vida, mas não tanto a espanhola. Um dia, vi uma mulher esquiando com roupas do Brasil e, junto com meu pai, decidimos conversar com ela. Isso nos levou à confederação brasileira e assim tudo começou. Hoje, me sinto muito feliz por ter tomado essa decisão’, afirmou Manex.

    A Influência de Mirlene Piccin

    Um dos principais motivadores para Manex seguir sua carreira no esqui foi a esquiadora Mirlene Piccin, conhecida como Mika, que se tornou um dos ícones do esporte de neve no Brasil. Ela, com suas diversas conquistas, inclusive se tornou uma personagem da “Turma da Mônica”.

    Relação com o Brasil

    Apesar de viver na Europa desde pequeno, Manex mantém viva a cultura brasileira em sua rotina. Quando volta ao Brasil, ele aproveita para saborear as delícias da culinária nacional. ‘O que mais aprecio quando vou ao Brasil é a comida. Há pratos como tapioca, açaí, pão de queijo e diversos sucos que não encontro na Espanha. Também escuto muita música brasileira e, em casa, falamos português. Por isso, sempre me senti muito conectado à cultura do meu país’, explicou.

    Desempenho e Expectativas em Milão-Cortina

    Manex já fez história ao representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude em Lausanne, em 2020, onde se destacou como o melhor sul-americano nas provas, estabelecendo recordes brasileiros de pontos FIS. Ele foi o primeiro brasileiro a competir em quatro provas na mesma edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, ocorridos em Pequim, e ainda detém a melhor pontuação FIS da história do Brasil, com 81.36 na Copa do Mundo de Oberhof, em 2026.

    Sobre suas expectativas para a competição em Milão-Cortina, ele afirma: ‘A verdade é que não tenho um resultado específico em mente, pois ainda não estou no nível dos melhores do mundo. Contudo, acredito que estamos no caminho certo e espero não ficar muito longe dos 40 primeiros colocados’.

    Rotina de Treinos e Preparação

    Com uma rotina de treinos que mudou significativamente desde sua estreia olímpica, Manex treina diariamente, alternando entre sessões de esqui e treinos de força na academia. ‘Treino quase sempre pela manhã e à tarde. Combino sessões de esqui e, em dias alternados, faço atividade física. No verão, utilizamos rollerskis e bicicletas para aumentar a carga de treinamento’, detalhou o atleta.

    atletas brasileiros esqui cross-country Jogos de Inverno Manex Silva

    Notícias relacionadas

    Esportes 09/02/2026

    Propostas e Polêmicas Marcam a Semana no Acre

    Esportes 09/02/2026

    Governo do Acre Inicia Teletrabalho Experimental para Servidores Públicos

    Esportes 09/02/2026

    Abertura do Acreano de Tênis de Mesa: Datas Confirmadas e Inscrições até 19 de Fevereiro

    publicidade
    Logotipo acre verdade

    Categorias

    • Política
    • Saúde
    • Entretenimento
    • Cultura
    • Economia
    • Esportes
    • Tecnologia
    publicidade
    © 2026 Acre notícias. todos os direitos reservados
    • Política de Privacidade
    • Termos
    • Sobre o Acre Verdade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível através da exibição de anúncios on-line aos nossos visitantes. Por favor, ajude-nos desativando seu bloqueador de anúncios.