Serviços de Cidadania à População Rural
O programa Juntos Pelo Acre, que se destaca como a maior iniciativa social do governo do Estado, já impactou mais de 150 mil cidadãos somente em 2025. Neste sábado, 18, a ação chegou ao km 68, na zona rural de Brasileia, oferecendo um dia de cidadania repleto de serviços gratuitos para centenas de moradores. A ação foi realizada em parceria entre a Secretaria de Estado de assistência social e Direitos Humanos (SEASDH) e a prefeitura local.
As instalações da escola José Germano da Silva e da Unidade de saúde da Família (USF) Pedro Oliveira de Souza foram transformadas em centros de atendimento, onde a população pôde acessar serviços de saúde, assistência social, atividades recreativas para crianças, oficinas de culinária, além da emissão de documentos e Registro Social.
Atendimentos de Saúde e Empoderamento
Leia também: Ministério da Saúde Lança Campanha Nacional de Enfrentamento à Sífilis com Foco em Prevenção
Leia também: I Fórum de Tecnologia da Informação em Saúde: Avanços e Desafios na Medicina Moderna
O Vestuário Social, reconhecido como o “coração” do programa, tem sido um grande sucesso entre os beneficiários. Este projeto, que já alcançou casas de acolhimento e abrigos em mais de 17 cidades, entrega roupas novas e se tornou um símbolo de autoestima para muitas mulheres. Durante a ação em Brasileia, foram distribuídos 300 kits de roupas femininas para jovens a partir de 12 anos, diretamente à comunidade rural.
Na área da saúde, o posto montado concentrou diversas atividades essenciais, permitindo que as famílias resolvessem pendências médicas. Os atendimentos incluíram consultas com clínicos gerais, vacinação, testes rápidos, e serviços de oftalmologia, pediatria, odontologia, além de apoio psicológico e exames de eletrocardiograma e triagens para especialistas.
O programa Bolsa Família também fez parte da ação, oferecendo novos cadastros, atualizações e consultas. A Prefeitura de Brasileia colaborou com o programa Saúde Mais, que disponibilizou uma van odontológica para atender a população. Além disso, foram promovidos atendimentos jurídicos relacionados a temas como salário maternidade, aposentadoria rural, auxílio-doença, entre outros.
Histórias de Superação e Gratidão
Leia também: Superconcurso de Saúde em SC: 511 Vagas e Salários Até R$ 9,5 Mil
Leia também: Sonegação em Minas Gerais: Perdas Superam Investimentos em Saúde Básica
Um exemplo de transformação é Daniele Nascimento, que, ao experimentar um blazer novo, expressou sua felicidade e renovada confiança. Em recuperação de dependência química, ela coordena uma comunidade terapêutica que acolhe mais de 60 pessoas em processo de tratamento. “Fui ajudada e agora ajudo outras pessoas a se livrarem de vícios. A entrega de roupas do Vestuário Social fez toda a diferença na minha autoestima”, compartilhou Daniele.
Completando sua formação acadêmica em Assistência Social, Daniele representa uma das mais de 100 mil mulheres que foram beneficiadas pelo Vestuário Social, um projeto idealizado pela vice-governadora Mailza Assis. As roupas foram doadas pela Receita Federal e pelos Correios, oferecendo dignidade e segurança às mulheres em situação de vulnerabilidade.
Os serviços de saúde também foram bem recebidos pela comunidade. Etiene Rodrigues das Neves, moradora do km 59, expressou sua satisfação: “Fui muito bem atendida, tudo organizado. Agradeço ao governo e à prefeitura por trazerem esses serviços até nós. Espero que cheguem a mais lugares para ajudar mais pessoas”.
Elisabete da Silva, agricultora do Ramal Arraial, elogiou a facilidade do atendimento: “É uma grande ajuda, pois precisamos viajar para a cidade para conseguir consultas e temos tudo aqui agora”. Arteniza Cavalcante, que levou suas filhas ao pediatra, também demonstrou contentamento com a acessibilidade dos serviços oferecidos.
Oficinas e Campanhas de Conscientização
Além dos atendimentos, a SEASDH proporcionou uma oficina gratuita de confeitaria, com o objetivo de capacitar mulheres em técnicas que podem gerar renda e promover a independência financeira. Aproximadamente 10 participantes participaram da formação, que se alinha aos interesses de empreendedorismo no contexto local.
A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) participou com a campanha Feminicídio Zero, enquanto a Sesacre, através do Hemonúcleo de Brasileia, lançou a campanha “Doar sangue é compartilhar vida”. Representantes de diversas esferas, incluindo vereadores, secretários municipais e líderes comunitários marcaram presença, reforçando a importância desse tipo de iniciativa para o fortalecimento da comunidade.