Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Friday, January 16
    Tendências:
    • A Política Industrial Brasileira: A Importância da Habitação para o Trabalhador
    • Deracre Intensifica Manutenção em Rodovias Estaduais no Acre
    • Nova Convocação do Concurso da Educação no Acre: Secretaria Anuncia Zeros no Cadastro de Reserva
    • Bancária Condenada por Descontos Indevidos em Benefício Previdenciário no Acre
    • Acre Implementa Padronização de Dados sobre Mortes Violentas para Aumentar Transparência na Segurança Pública
    • Resolução Estadual do Acre Reforça Idade Mínima para Educação de Jovens e Adultos
    • Empresa Alemã Considera Instalar Unidade de Processamento de Bambu no Acre
    • Saúde Indígena em Expansão: Novas Unidades no Piauí e Rio Grande do Norte Atingirão Mais de 9 Mil Indígenas
    Acre Verdade
    • Home
    • Cultura
    • Economia
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Política
    • Saúde
    • Tecnologia
    Acre Verdade
    Home»Economia»Empresa Alemã Considera Instalar Unidade de Processamento de Bambu no Acre
    Empresa Alemã Considera Instalar Unidade de Processamento de Bambu no Acre

    Empresa Alemã Considera Instalar Unidade de Processamento de Bambu no Acre

    Economia 16/01/2026
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Email WhatsApp Copy Link

    Oportunidade de Desenvolvimento Sustentável

    O Acre recebeu, nesta semana, a visita de Tobias Metzger, fundador e CEO da B.ESO Bambu UG, uma empresa referência no desenvolvimento de produtos sustentáveis à base de bambu. A visita visa avaliar a instalação de uma unidade de processamento de bambu no estado, o que pode abrir novas portas para o desenvolvimento econômico local, além de gerar empregos e valorizar o bambu como um ativo fundamental da bioeconomia.

    A agenda, organizada pela Agência de Negócios do Estado do Acre (Anac), permitiu que Metzger conhecesse as potencialidades do Acre, visitasse indústrias locais e dialogasse com diversos órgãos governamentais sobre políticas públicas focadas em bioeconomia e atração de investimentos sustentáveis. O programa incluiu reuniões com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Planejamento (Seplan), Companhia de Desenvolvimento de Serviços Ambientais do Acre (CDSA), Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) e Embrapa, além de uma visita à Agouti S.A, uma indústria de pisos em madeira situada em Xapuri, que é coligada à Anac.

    Durante os encontros, os representantes do estado apresentaram a Metzger os incentivos oferecidos pelo governo, a infraestrutura disponível e as estratégias para apoiar a instalação de novos empreendimentos. Segundo Waleska Bezerra, presidente da Anac, “a vinda da B.ESO demonstra que o Acre possui potencial para receber investimentos sustentáveis voltados ao futuro. Estamos prontos para oferecer todo o apoio logístico necessário e colaborar para a viabilização de projetos que gerem empregos, respeitem o meio ambiente e fortaleçam a economia local.”

    Bambu: Um Ativo Estratégico

    No Acre, o bambu vem se consolidando como uma opção produtiva viável e sustentável. Com seu crescimento rápido, resistência e versatilidade, a planta é uma matéria-prima valorizada em mercados internacionais, podendo impulsionar novas cadeias produtivas no estado. A possível instalação da unidade da B.ESO permitirá que produtores locais se integrem a uma cadeia global, proporcionando geração de renda, movimentação da economia rural e valorização da produção local.

    Metzger comentou que “a visita representa uma oportunidade estratégica para o Acre avançar em uma agenda de desenvolvimento sustentável, aliando inovação à bioeconomia. O bambu é uma matéria-prima de grande potencial econômico e ambiental, e a instalação de uma unidade de processamento pode gerar empregos, renda e fortalecer cadeias produtivas sustentáveis.” Leonardo Carvalho, secretário de Meio Ambiente, destacou a atuação integrada da Sema com outros órgãos do governo para criar um ambiente seguro e atrativo para investimentos que respeitem a política ambiental e valorizem os ativos florestais da região.

    Próximos Passos para a Instalação

    Em reunião com a CDSA, José Gondim, responsável pelo desenvolvimento de serviços ambientais no Acre, apresentou áreas propícias para a instalação do empreendimento e possibilidades de manejo. “Estamos em um cenário de busca de parceiros para empreendimentos diretos de bioeconomia, onde investidores possam estabelecer estruturas que gerem renda e explorem os ecossistemas locais de maneira sustentável”, enfatizou Gondim.

    As negociações entre o governo do estado e a B.ESO devem avançar nas próximas semanas, com novas reuniões virtuais para que Metzger possa apresentar seu plano de negócios e investimento. Isso incluirá a avaliação de aspectos técnicos, ambientais e logísticos, além da definição de uma área estratégica para a instalação da planta industrial. Também estão programadas novas missões técnicas, rodadas de negociação e articulação com instituições de pesquisa, cooperativas e financiadores.

    A iniciativa reafirma o compromisso do Acre com uma nova economia: sustentável, justa e baseada no uso inteligente dos recursos naturais.

    Sobre a B.ESO Bambu

    Com sede na Alemanha, a B.ESO Bambu é reconhecida por desenvolver soluções sustentáveis a partir do bambu, com aplicações que vão da construção civil ao mobiliário, além de produção de biomassa e materiais compostáveis. A empresa investe em tecnologia e inovação, buscando parcerias globais que respeitem o meio ambiente e promovam o desenvolvimento local.

    “Já estive em muitos lugares do Brasil, mas nunca tinha visitado o Acre. Muitos disseram que era muito longe, mas estou positivamente surpreso e otimista. A participação ativa de todos durante as reuniões foi valiosa. Acredito que o negócio é viável, e embora a logística precise ser compreendida, tenho certeza de que é um problema que podemos resolver”, avaliou Tobias Metzger.

    bambu bioeconomia economia local investimentos sustentabilidade

    Notícias relacionadas

    Economia 16/01/2026

    Governo e Empresários Unem Forças para Potencializar a Segurança no Parque Industrial de Rio Branco

    Economia 16/01/2026

    Acre se Destaca Entre os Estados com Alta Desocupação Profissional de Longo Prazo

    Economia 16/01/2026

    Bolsa de Valores atinge recorde com alívio em tensões externas

    publicidade
    Logotipo acre verdade

    Categorias

    • Política
    • Saúde
    • Entretenimento
    • Cultura
    • Economia
    • Esportes
    • Tecnologia
    publicidade
    © 2026 Acre notícias. todos os direitos reservados
    • Política de Privacidade
    • Termos
    • Sobre o Acre Verdade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível através da exibição de anúncios on-line aos nossos visitantes. Por favor, ajude-nos desativando seu bloqueador de anúncios.