Estratégias de Segurança e Trânsito para o Carnaval
O Carnaval de Cruzeiro do Sul, localizado no interior do Acre, promete ser uma grande festa, e, para garantir a segurança de todos, um esquema operacional robusto foi desenvolvido. Com o aumento do fluxo esperado de foliões a partir de sábado (14), as autoridades locais se preparam para atender a demanda com a presença de 50 policiais militares e 40 seguranças privados, que atuarão durante as noites de folia.
A organização do evento acredita que este ano, o município receberá um número considerável de visitantes, superando as edições anteriores. Essa expectativa se dá em função da ausência de programação carnavalesca em outras cidades da região do Juruá, o que deve atrair mais pessoas para a celebração em Cruzeiro do Sul.
O secretário adjunto de Segurança Pública, Evandro Bezerra, explica que o planejamento visa garantir uma movimentação tranquila durante os dias de festa. “Levamos em consideração a grande circulação de pessoas e articulamos um planejamento integrado para que possamos estar prontos para qualquer eventualidade”, afirmou. Ele também destacou que um plano operacional foi elaborado, focando na prevenção de furtos, assaltos e outros episódios de violência durante a festividade.
Policiamento e Estrutura de Comando
O comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, major Abraão Silva, detalhou que a distribuição do policiamento será feita conforme a concentração de público. “O policiamento será ajustado de acordo com as necessidades e a concentração de foliões. Um posto base e um posto de comando da PM estarão localizados em frente à Caixa Econômica Federal”, informou.
O trabalho das forças de segurança não se restringirá apenas ao local da festa. Haverá um policiamento ostensivo e preventivo em toda a cidade, incluindo os bairros, para garantir a segurança de quem optar por não participar do evento.
Além da Polícia Militar, a segurança contará com a colaboração da Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e do Grupo Especial de Operações em Fronteiras (Gefron), assim como de outras instituições ligadas à segurança pública.
Interdições e Trânsito Durante o Carnaval
O planejamento para o Carnaval em Cruzeiro do Sul também inclui ações voltadas ao trânsito. De acordo com o secretário municipal de Trânsito, Jonas Saraiva, algumas ruas serão interditadas a partir das 17h nas noites do evento para evitar a circulação de veículos na área da festa. “Durante o dia, nosso objetivo é que as pessoas possam circular normalmente, mas à noite, as interdições são necessárias”, explicou.
As ruas que receberão as estruturas do Carnaval estão sendo devidamente sinalizadas para alertar motoristas e pedestres. É fundamental que os condutores respeitem as sinalizações, principalmente em relação à altura dos veículos que passarão sob os portais montados para o evento, a fim de evitar incidentes e garantir a segurança de todos.
Assim, o Carnaval de Cruzeiro do Sul se prepara para receber foliões com um esquema de segurança sólido e uma boa organização, ciente da importância de proporcionar uma festa alegre e segura para todos.
