Aprovação Surpreendente em universidades
A jovem acreana Ana Joyce do Carmo Gomes, com apenas 14 anos, fez história ao ser aprovada em 14 cursos superiores em 12 instituições de ensino, incluindo oito universidades públicas e quatro privadas no Brasil. Entre suas conquistas, estão aprovações na Universidade Federal do Acre (Ufac) e em Medicina em uma instituição privada. A adolescente, determinada a cursar Medicina na Universidade de São Paulo (USP), inicialmente se inscreveu em várias vagas para avaliar seu desempenho, mas agora se concentra na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2026. Atualmente no 1º ano do ensino médio, Ana Joyce continuará suas aulas regulares, enquanto se dedica a um cursinho preparatório à noite.
A mãe, Vânia do Carmo Nery, apontou que a filha sempre estudou com pessoas mais velhas e não enfrenta dificuldades em se relacionar com diferentes faixas etárias. “É tudo uma questão de desempenho. Ela quer Medicina na USP e, se depender dela, irá conseguir”, comentou Vânia. Apesar do desafio de um dos vestibulares mais rigorosos do país, a família está otimista quanto à capacidade de Ana.
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Foco e Determinação
No ano passado, Ana Joyce foi aprovada em dois cursos de ensino superior e em um concurso público no Acre. Desde então, ela é acompanhada pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/superdotação (NAAH/S) e também tem se dedicado ao Centro de Estudos de Línguas (CEL-AC). Apesar da rotina intensa, Ana mantém um equilíbrio saudável: “De manhã, vou para a escola, à tarde descanso un pouco e, à noite, estudo”, explicou. Para a jovem, o aprendizado é uma prioridade, e suas atividades são decididas de forma autônoma, sempre com o apoio da mãe.
Um Mundo de Aprendizados
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Além dos estudos, Ana Joyce é uma entusiasta de novas atividades. Ela já explorou o piano, ukulele e está aprendendo japonês. Vânia destacou que a filha precisa estar sempre ocupada: “Ela não consegue ficar parada. Se interessa por tudo que vê”. Embora tenha uma rotina dedicada ao aprendizado, Ana também se permite momentos de lazer, como assistir animes e jogar badminton, uma de suas atividades favoritas.
Identificação da superdotação
Ana Joyce foi diagnosticada com superdotação, especialmente nas áreas de música e ciências, desde muito jovem. Seus pais notaram habilidades extraordinárias desde os primeiros anos de vida, quando começou a andar e falar antes das outras crianças. O interesse por instrumentos musicais surgiu cedo, e aos 4 anos, ela já estava em aulas de teclado. “Acreditávamos que toda criança aprende rápido, mas o desenvolvimento dela foi muito acima da média”, comentou Vânia.
Valorização da Educação Especializada
O Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/superdotação (NAAH/S) atua na identificação e suporte a alunos com características de superdotação. Jeane Lira Jucá, chefe do NAAH/S-AC, destacou a importância desse acompanhamento: “Nosso objetivo é oferecer uma Educação que atenda às potencialidades do aluno, ampliando suas oportunidades de aprendizado”. Através de atendimentos e atividades pedagógicas, os alunos com altas habilidades têm a chance de desenvolver seus talentos em um ambiente apropriado.