Data das Aulas e Condições Climáticas
As aulas da rede pública estadual do Acre estão programadas para começar em fevereiro, abrangendo mais de 130 mil alunos. A confirmação foi feita pelo secretário de Educação e Cultura, Aberson Carvalho, durante a 1ª Jornada Pedagógica, realizada na segunda-feira (12). Contudo, o secretário ressaltou que essas datas estão sujeitas a alterações, especialmente se as escolas precisarem ser utilizadas como abrigos para os moradores que estão sendo impactados pela cheia dos rios. Atualmente, o Rio Acre está a apenas 18 centímetros da cota de alerta, que é de 13,50 metros, e a situação já leva a população e os órgãos de emergência em Rio Branco a um estado de alerta.
“A data é uma previsão, pois depende da ocorrência de enchentes nos municípios, semelhante ao que aconteceu em 2024, quando 19 cidades foram alagadas, impedindo o início do ano letivo. Portanto, a questão climática será determinante para o cumprimento desse cronograma,” declarou Carvalho.
Início das Aulas e Calendário Escolar
O secretário ainda informou que, este ano, as aulas do ensino médio terão prioridade no início, visando apoiar os alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o calendário anual, as aulas devem ser encerradas no dia 23 de dezembro.
Os gestores das escolas estaduais receberão, até a próxima sexta-feira (16), a lista dos alunos que completaram o 5º ano nas escolas municipais e que irão para o 6º ano. Nesse mesmo intervalo, será iniciado o processo de encaminhamento dos estudantes provenientes das escolas estaduais.
Processo de Matrícula e Novidades na Educação
As matrículas entre as redes de ensino estão previstas para acontecer na próxima segunda (19) e terça-feira (20). Já a confirmação das matrículas de novos alunos, oriundos de redes que não sejam a estadual ou municipal, deverá ser realizada até o dia 30 deste mês.
Além disso, Aberson Carvalho destacou que a Secretaria de Estado de Educação do Acre (SEE-AC) planeja a entrega de mais de 900 computadores às escolas estaduais e a distribuição de tablets para os alunos do ensino médio. Também será lançado o programa “Acre no Mundo”, que promete levar cerca de 100 estudantes para uma experiência de intercâmbio internacional. Essas iniciativas visam melhorar a qualidade do ensino e proporcionar novas oportunidades para os alunos acreanos.
