Expansão de Cirurgias Eletivas no Amazonas
A partir desta semana, os municípios de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) e Itacoatiara (a 176 quilômetros da capital) iniciaram uma nova fase na oferta de cirurgias eletivas, através da Modalidade II do Programa “Agora tem Especialistas”. Essa ação, coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e pelo Ministério da Saúde (MS), visa expandir a disponibilidade de procedimentos nas áreas de cirurgia geral, ginecologia e oftalmologia.
O lançamento do programa ocorreu oficialmente na última quinta-feira (18/12) no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Manacapuru e na sexta-feira (19/12) na Câmara de Vereadores de Itacoatiara. Autoridades locais e representantes da SES-AM e do MS participaram do evento, que marca um passo importante para a saúde no interior do estado.
A primeira fase de cirurgias em Manacapuru aconteceu no Hospital Geral da cidade no dia 15 de dezembro, abrangendo 150 procedimentos nas especialidades de cirurgia geral, como hérnias e vesículas, e ginecologia. Já no Hospital Regional José Mendes, em Itacoatiara, está programada a realização de 600 cirurgias oftalmológicas até janeiro de 2026.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destacou que o programa “Agora tem Especialistas” é uma extensão dos esforços já implementados pelo Governo do Estado, como parte do projeto Opera + Amazonas. “Estamos unindo forças para aumentar a oferta e diminuir o tempo de espera por cirurgias no SUS. O Ministério da Saúde adota uma abordagem semelhante, credenciando diversos prestadores de serviços para garantir a oferta oportuna. Nossa meta com o Opera + Amazonas é realizar 40 mil procedimentos adicionais já programados para as unidades até 2025”, explicou Nayara.
Diana Lima, secretária executiva adjunta de Políticas Públicas da SES-AM, enfatizou a importância da parceria, que prioriza o atendimento à população do interior do estado. “Reduzir a necessidade de deslocamento para tratamentos especializados é fundamental para promover a equidade no acesso aos serviços de saúde. O programa garante que pessoas em áreas mais afastadas tenham acesso a cuidados médicos adequados, de forma rápida e humanizada”, afirmou.
A presença de representantes locais, como Rita Almeida, secretária Executiva de Saúde do Interior, reforça o comprometimento da SES-AM em levar procedimentos de saúde mais perto da população, especialmente em áreas menores. Isso não apenas melhora o acesso, mas também contribui significativamente para a universalização da saúde no estado.
Com essa nova modalidade, espera-se que a saúde no Amazonas passe por uma transformação significativa, proporcionando melhores condições e oportunidades para todos os cidadãos, independentemente de onde vivam.
