Uma Celebração da educação e cultura
Na tarde desta sexta-feira (5), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) promoveu uma sessão solene para honrar a contribuição valiosa de arte-educadores e professores das artes e da cultura. A iniciativa foi liderada pelo deputado Gabriel Magno (PT), que preside a Comissão de Educação e Cultura.
Gabriel Magno destacou a relevância do ambiente escolar como um espaço cultural fundamental, onde se tecem relações socioculturais que vão além das paredes da instituição. Segundo ele, “é nesse espaço vivo que se estabelece o primeiro contato de crianças e jovens com a arte, com encantamentos estéticos, filosóficos, éticos e políticos que expandem horizontes e abrem caminhos para a criação, a sensibilidade e a imaginação”.
A importância da cultura como um direito essencial foi um dos pontos centrais da fala de Magno, que enfatizou a necessidade de integrar a cultura em qualquer estratégia de desenvolvimento social e econômico. “Não é possível que uma cidade reconhecida como patrimônio cultural da humanidade não trate a cultura como vetor estratégico do seu desenvolvimento”, ressaltou.
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Manifestações Culturais e Reflexões
A cerimônia contou com diversas manifestações culturais, incluindo uma dramatização do poema Os Estatutos do Homem, de Thiago de Mello, criado em 1964. O evento também proporcionou espaço para reflexões profundas sobre a cultura na sociedade contemporânea.
O representante do Comitê de Cultura do DF, Miguel Ribeiro, abordou a importância de reconectar as gerações que atuam na esfera cultural. “O que está em disputa hoje é a civilização, a verdade e a ética. Estamos enfrentando uma enrascada civilizatória e precisamos discutir este novo momento”, declarou Ribeiro, enfatizando a necessidade de adaptação e inovação nas abordagens culturais.
O Papel Transformador da Cultura na Educação
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Fonte: alagoasinforma.com.br
O professor e sindicalista Jacy Braga, conhecido como Peninha, enfatizou o papel transformador da cultura na educação. “A educação não se resume a conteúdos e provas. É linguagem, sensibilidade e experiência. Quando a cultura entra na escola, a escola se transforma”, disse ele, destacando a importância da arte no cotidiano escolar.
A professora Lidiane Leão, do Centro de Ensino Médio 2 de Ceilândia, também defendeu a relevância da educação artística, afirmando que “nós somos guardiões da Cultura. Dentro de cada sala de aula, de cada corredor, pulsa uma produção cultural viva e inquieta”. Para ela, a arte é um motor de transformação social.
A História e a Luta pela Educação Pública
Alberto Ribeiro, diretor de cultura do Sindicato dos Professores (Sinpro), reforçou sua crença de que apenas por meio da cultura é possível “revolucionar a cidade, que enfrenta um período conservador”. A professora emérita da UnB, Eva Waisros Pereira, expressou sua honra pela homenagem e destacou a necessidade de um resgate histórico da educação pública no DF. Ela lembrou que, ao longo de quase 30 anos, tem lutado para recuperar a educação pública e enfrentado numerosas dificuldades.
A importância do legado cultural também foi ressaltada por Aylton Velez, gestor cultural dos Meninos de Ceilândia e do Pontão de Cultura, que homenageou Nina Velez, falecida há três anos, pelo seu papel na valorização da cultura local.
A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) participou da cerimônia e ressaltou que a cultura tem o poder de conectar as pessoas com sua ancestralidade e representa a resistência em um país que precisa de liberdade. “A cultura nos permite dialogar com nossa história e construir novos caminhos”, concluiu.
