Iniciativas que Fortalecem a Prevenção ao Uso de Drogas
A Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE) tem promovido o combate ao uso de drogas entre crianças e adolescentes por meio de programas como Elos – Construindo Coletivos e #Tamojunto. Ambas as iniciativas foram desenvolvidas pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), um órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O Elos – Construindo Coletivos destina-se a alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, enquanto o #Tamojunto é direcionado aos estudantes do 8º ano. Na última segunda-feira, 1º, um encontro foi realizado com pais e responsáveis no programa Elos, na Escola Anita Garibaldi, situada no bairro Quinze, em Rio Branco. Na terça-feira, 2, o evento ocorreu na Escola José Chalub Leite, no bairro Areal.
Na próxima sexta-feira, 5, a equipe do #Tamojunto realizará um encontro com pais e responsáveis na Escola Carlos Vasconcelos, também no bairro Quinze. Hélio Guedes, do Centro de Formação dos Servidores da SEE, destaca que essas iniciativas têm como objetivo proteger tanto o presente quanto o futuro das crianças e adolescentes nas comunidades.
Os programas estão sendo implementados em dez escolas da capital, e o #Tamojunto consiste em 12 aulas que fazem parte do currículo escolar, além de oferecer três oficinas voltadas para os responsáveis e a comunidade. Por sua vez, o Elos – Construindo Coletivos é uma atividade lúdica que visa desenvolver habilidades sociais, promovendo interações harmoniosas entre alunos e professores, além de fomentar relações respeitosas entre as crianças.
Fortalecimento de Vínculos Familiares
Sirlene Cavalcante, psicóloga da Divisão de Psicologia do Departamento de Formação e Assistência Educacional (Defae) da SEE, ressalta que os encontros do programa Elos – Construindo Coletivos têm um papel essencial no fortalecimento da cooperação e dos vínculos familiares. “Percebemos que é fundamental que os pais se aproximem mais das escolas”, comenta Sirlene.
Os encontros realizados nas escolas Anita Garibaldi e José Chalub Leite representam a terceira edição do programa, com foco na cooperação e no fortalecimento desses vínculos em sessões de 50 minutos. Durante as atividades, momentos lúdicos são proporcionados aos alunos.
Após as atividades, um encontro coletivo permite reflexões entre pais, visando fortalecer as relações parentais. “Os pais têm a oportunidade de vivenciar na prática esse fortalecimento familiar, baseado em respeito, cooperação e emoções”, explica Sirlene. Em 2024, a intenção é expandir o programa para escolas do interior.
A Importância do Respeito às Regras
Francisca Dantas, coordenadora pedagógica da Escola José Chalub Leite, aponta que o programa Elos – Construindo Coletivos tem sido crucial para ensinar aos alunos a importância de respeitar regras, tanto em casa quanto na sala de aula. “Estou muito satisfeita com o projeto na escola, que une educação e saúde. Proporcionamos formação para professores e coordenadores, o que tem feito uma grande diferença”, afirma.
Francisca acrescenta que o programa ajuda os alunos a compreenderem a importância de obedecer tanto aos professores quanto a regras básicas. “Ao aprenderem a respeitar as regras, eles se preparam para a convivência em sociedade”, explica.
Embora os resultados do programa sejam de longo prazo, já é possível notar mudanças positivas nas salas de aula. “Os alunos estão mais atentos às regras e isso tem um impacto significativo”, destaca a coordenadora.
Feedback Positivo dos Pais
Rosiane Leite, mãe de Pedro Henrique da Silva, aluno do 4º ano, observa melhorias significativas em seu filho. “Muitas vezes, são pequenas coisas que deixamos passar na correria do dia a dia. Esses detalhes fazem toda a diferença na vida deles”, relata.
Ela também avalia os encontros de maneira positiva. “Tem sido maravilhoso e isso é crucial na vida dos nossos filhos. A nossa aproximação melhorou muito; meu filho até comentou que eu estou diferente, parando para ouvi-lo”, compartilha.
Pedro Henrique, por sua vez, se sente transformado pelos encontros: “A gente melhora dentro e fora da sala de aula; noto que meu comportamento tem mudado bastante”, conclui.
