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    Home»Economia»Novo Porto de Cruzeiro do Sul: Parceria entre Governo do Acre e DNIT Impulsiona Logística Local
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    Investimento de R$ 50 milhões visa revitalizar o acesso e fortalecer a economia da região do Juruá

    Novo Porto de Cruzeiro do Sul: Parceria entre Governo do Acre e DNIT Impulsiona Logística Local

    Economia 14/10/2025
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    Investimento e Parcerias para o Desenvolvimento Regional

    O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), em colaboração com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), anunciou, nesta segunda-feira, dia 13, o lançamento de um projeto crucial para a construção do novo Porto de Cruzeiro do Sul. Com um orçamento previsto de R$ 50 milhões, a obra tem prazo estimado de conclusão de 24 meses.

    Essa iniciativa se insere em um conjunto de ações do governo estadual visando a melhoria da logística e o fortalecimento da economia na região do Juruá. O Deracre utilizou os projetos anteriores da estrutura antiga, que datava de 2004, como referência para o novo desenvolvimento. O terminal anterior enfrentava sérios problemas devido a desbarrancamentos e às variações constantes do nível do Rio Juruá, o que dificultava tanto o acesso da população quanto a operação do local.

    A presidente do Deracre, Sula Ximenes, ressaltou que o projeto é fruto de discussões que se iniciaram em 2022, a partir da iniciativa do governador Gladson Camelí. “O governador Gladson Camelí propôs esse projeto com o foco em fortalecer a economia local, e seguimos com as tratativas com o DNIT para tornar essa obra essencial para Cruzeiro do Sul uma realidade. O novo porto simbolizará um avanço para a região, facilitando o transporte de mercadorias e diminuindo os custos logísticos no Acre”, afirmou Sula.

    Detalhes do Projeto e Benefícios Esperados

    O coordenador de Obras de Infraestrutura Portuária do DNIT, Lindomar Luiz de Abreu Júnior, detalhou que o projeto prevê a construção de uma Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4), que trará mais segurança e eficiência ao transporte fluvial na região. “Essa obra resolverá problemas geotécnicos locais e proporcionará à população uma infraestrutura adequada para o tráfego de cargas e passageiros”, disse Lindomar.

    Segundo o DNIT, a responsabilidade pela execução das obras, elaboração do anteprojeto de engenharia e contratação dos serviços necessários, incluindo a recuperação e reforma das estruturas existentes, caberá ao órgão. Essas estruturas pertencem ao Estado e foram transferidas à União. O diretor de Portos e Aeroportos do Deracre, Sócrates Guimarães, enfatizou a relevância estratégica da nova obra.

    “Este porto não beneficiará apenas Cruzeiro do Sul, mas também toda a região do Juruá, incluindo municípios do Amazonas e até comunidades peruanas. O governo está ciente da importância dessa estrutura para nossa economia e está comprometido em viabilizá-la”, destacou Sócrates.

    Estudos e Análises para Garantir a Sustentabilidade do Projeto

    A colaboração entre o governo do Acre e o DNIT inclui visitas técnicas e estudos de campo que visam a inclusão de municípios como Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Rio Branco no programa de construção das IP4s. Essas análises abrangem aspectos geográficos, hidrológicos e logísticos, essenciais para garantir que os projetos sejam sustentáveis e adequados à realidade da Amazônia.

    O novo Porto de Cruzeiro do Sul representa a primeira IP4 a ser construída no Acre. Situado às margens do Rio Juruá, no bairro Remanso, o empreendimento ressalta a importância estratégica do estado no corredor logístico da Amazônia Ocidental, ampliando as conexões com o Amazonas e até mesmo com países andinos, dada sua proximidade com o Oceano Pacífico.

    economia Acre logística Juruá obra pública porto Cruzeiro do Sul

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