Novas Oportunidades na Educação no Acre
No dia 14 de julho, o governo do Acre fez novas convocações, conforme anunciado no Diário Oficial do Estado (DOE). Três editais foram publicados, trazendo à tona a possibilidade de contratação temporária para candidatos que foram aprovados em processos seletivos simplificados. As oportunidades são destinadas a profissionais nas áreas de Educação Especial, Educação Escolar Indígena e Assistência Educacional. Os convocados têm até o dia 24 de julho para apresentar a documentação necessária e assinar os contratos, seguindo especificações de locais e horários que podem ser conferidos nos editais.
No primeiro edital, estão convocados os candidatos ao cargo de Professor Mediador – P1, em Epitaciolândia (zona urbana), que estão entre as posições 33ª e 36ª. Esses profissionais devem se apresentar no Núcleo de Educação da cidade, localizado na Avenida Santos Dumont, nº 1180, entre as 7h30 e 13h30.
No segundo edital, também voltado à área da Educação Especial, professores e assistentes educacionais foram chamados para atuar nas cidades de Rio Branco, Senador Guiomard e Tarauacá. Os convocados são obrigados a apresentar documentos pessoais, comprovantes de escolaridade e certificados que demonstrem formação na área de Educação Especial, sendo que para professores é necessário comprovar uma carga horária mínima de 180 horas e para assistentes, 40 horas. Além disso, outras declarações podem ser consultadas no site da Secretaria.
Educação Indígena em Foco
O terceiro edital abrange a convocação de professores para escolas indígenas localizadas em Assis Brasil, que atendem comunidades das etnias Jaminawa e Manchineri. A documentação pode ser entregue em qualquer um dos núcleos regionais mencionados no edital, em municípios como Tarauacá, Feijó, Cruzeiro do Sul, entre outros.
Para os convocados da área de Educação Indígena, é permitido apresentar uma declaração de isenção eleitoral, emitida pela FUNAI, ao invés da certidão da Justiça Eleitoral, que também é uma documentação comum exigida. Os modelos dessas declarações estão disponíveis no site oficial da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEAD).
Caso surjam dúvidas, os candidatos têm à disposição o contato com a SEAD através do telefone (68) 3213-2331 ou pelo e-mail [email protected]. Importante ressaltar que o não comparecimento dentro do prazo estabelecido será considerado como desistência da vaga.
Os interessados podem acessar os editais e conferir as listas de convocados diretamente no Diário Oficial do Estado do Acre. A oportunidade não pode ser desperdiçada, especialmente para aqueles que buscam um espaço no ensino e na formação de novas gerações no estado.