Aumento de Vigilância e vacinação
Frente ao crescimento de casos de sarampo nos países vizinhos, especialmente na Bolívia, a Prefeitura de Rio Branco está redobrando os esforços em vigilância e conscientização. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde e visa prevenir a possível reintrodução da doença no Brasil. A mobilização é parte de uma ação nacional liderada pelo Ministério da Saúde, que enviou uma equipe técnica ao Acre para auxiliar no combate ao vírus, especialmente nas áreas de fronteira.
Embora até agora não tenha sido registrado nenhum caso suspeito de sarampo em Rio Branco em 2025, a recomendação é que todos os profissionais de saúde permaneçam atentos aos sinais da doença. Além disso, a população é orientada a manter a caderneta de vacinação atualizada.
O sarampo, uma infecção viral aguda e altamente contagiosa, apresenta sintomas como febre alta, manchas vermelhas na pele, tosse, coriza e irritação ocular. A vacinação é a principal forma de prevenção e está disponível gratuitamente nas unidades de saúde da capital.
Desafios na Cobertura Vacinal
No que diz respeito à imunização, Rio Branco alcançou 96,5% de cobertura vacinal com a primeira dose da tríplice viral em 2024, mas apenas 67,8% com a segunda dose, número que está aquém da meta de 95% estipulada pelo Ministério da Saúde. Essa discrepância é alarmante, uma vez que a proteção total contra o sarampo só é garantida com a aplicação das duas doses.
O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, enfatiza a relevância da vacinação: ‘Embora não haja casos suspeitos na cidade, é crucial manter a vigilância e assegurar que todas as crianças, adolescentes e adultos estejam devidamente imunizados. O sarampo pode ter consequências sérias, mas a vacinação é uma forma eficaz de prevenção. Por isso, pedimos que os pais verifiquem o cartão de vacinação de seus filhos e completem o esquema vacinal, se necessário.’
Leia também: Brasil é reconduzido à lista de países livres do sarampo após receber certificado de saúde.
Leia também: “Intensificação da Vacinação nas Escolas do DF Busca Ampliar Cobertura entre Crianças e Adolescentes”
A Prefeitura de Rio Branco também orienta os profissionais da saúde a seguirem rigorosamente os protocolos de notificação e investigação de casos suspeitos. Além disso, devem realizar bloqueios vacinais sempre que necessário, conforme as diretrizes da Nota Técnica nº 05/2025 da Vigilância em Saúde.
A vacina tríplice viral está disponível em todas as unidades básicas de saúde e Uraps, abrangendo pessoas de 6 meses a 59 anos, de acordo com o calendário nacional de vacinação. Em caso de dúvidas, a população é encorajada a buscar a unidade de saúde mais próxima ou acessar os canais oficiais da Prefeitura para mais informações.