Aumento de Casos e Óbitos no Acre
O estado do Acre tem enfrentado um surto significativo de síndromes respiratórias, registrando 265 notificações e dois óbitos entre 4 e 6 de janeiro. As vítimas fatais são uma mulher de 59 anos e uma criança indígena de 6 anos, conforme informações da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre).
A coordenadora do Núcleo Epidemiológico de Feijó, Elaine Souza, relatou à Rede Amazônica Acre que os exames realizados mostraram a presença de influenza e rinovírus nos casos confirmados. “Em outros exames que foram coletados, a incidência está sendo maior para influenza”, explicou Souza.
Até o último domingo (8), o número de notificações no Acre foi quase 100% maior quando comparado ao mesmo período do ano anterior, que registrou apenas 133 casos até 8 de fevereiro de 2025. A análise do Boletim InfoGripe, elaborado pela Fiocruz, revela que o Acre se destaca entre os estados do Norte que estão em alerta, ao contrário da tendência nacional de queda nas notificações.
Estado em Alerta
Além do Acre, estados como Amazonas, Roraima e Rondônia também apresentam preocupação com o aumento dos casos. No Acre e Amazonas, o crescimento é impulsionado pela influenza A, que afeta indivíduos de todas as faixas etárias, além do vírus sincicial respiratório (VSR), que é mais prevalente entre crianças.
“Pedimos que os membros de grupos prioritários, como os idosos e pessoas com comorbidades, procurem se vacinar contra a influenza. Lembrando que a campanha de vacinação contra a gripe já teve início na região Norte”, destacou Tatianna Potella, pesquisadora do InfoGripe da Fiocruz.
Baixa Cobertura Vacinal Preocupa Especialistas
A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações no Acre (PNI), Renata Quiles, alertou para a cobertura vacinal, que atualmente se encontra em apenas 22%. Com a meta de imunizar 300 mil pessoas, apenas 38 mil foram vacinadas até agora, o que gera preocupação, especialmente em relação a grupos de risco como idosos, gestantes e crianças. “A procura pela vacina é cada vez menor, o que nos preocupa”, afirmou Quiles.
No Acre, a campanha de vacinação contra a gripe é realizada em setembro, tendo em vista as características climáticas da região. De acordo com os dados da Saúde, os principais vírus respiratórios em circulação incluem Covid-19, influenza A, adenovírus e VSR, com várias notificações ainda sob investigação.
