Descontentamento entre servidores da saúde
O deputado estadual Adailton Cruz, que representa os servidores da saúde na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), expressou preocupações sobre a implementação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR). Em declaração à GAZETA nesta quarta-feira, 6, ele afirmou que os trabalhadores estão prontos para reagir caso não haja espaço fiscal suficiente para que a proposta seja aprovada.
Na manhã de terça-feira, 5, os servidores realizaram uma paralisação como forma de protesto, exigindo agilidade do governo na votação do PCCR no parlamento estadual. A proposta encaminhada pela Secretaria de Saúde (Sesacre) prevê que o documento passe por três secretarias, com pareceres a serem entregues em intervalos de 30 dias: 30 de julho, 30 de agosto e 30 de setembro. Contudo, os trabalhadores demonstram insatisfação com tais prazos.
“Os servidores estão muito insatisfeitos com relação ao nosso plano. E é claro que, se esses prazos não forem respeitados e não houver brecha fiscal, eles vão exigir uma resposta do governo”, destacou Adailton Cruz. Além do PCCR, a categoria reivindica um reajuste salarial de 20%, calculado a partir das perdas inflacionárias desde 2019, além da ampliação dos auxílios alimentação e saúde para R$ 1 mil cada.
Possíveis consequências da inação do governo
Segundo Adailton, os trabalhadores conseguem manter um espaço para negociação se o governo se comprometer a aumentar os auxílios, mesmo que não seja possível implementar o PCCR ou o reajuste salarial de imediato. “Se não houver essa garantia, certamente haverá uma movimentação rumo à deflagração de greve, o que não é benéfico para os trabalhadores, para o sindicato e, principalmente, para a população. Espero que na próxima semana tenhamos boas notícias”, declarou.
O parlamentar também informou que haverá uma reunião entre os sindicatos e a equipe do governo na próxima semana. O encontro abordará a correção de erros nas tabelas salariais de nível superior do PCCR e discutirá os impactos financeiros e previdenciários da medida para o orçamento público.