Seminário Pró-Amazônia sobre inovação e Sustentabilidade
As inscrições para o Seminário Pró-Amazônia e sobre Instrumentos de Incentivo à Inovação, que ocorrerá em Rio Branco (AC), estão oficialmente abertas. O evento, programado para os dias 21 e 22 de outubro, terá início às 8h30 no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac). Este encontro é voltado para gestores públicos, empresários, pesquisadores, estudantes e profissionais da área de ciência, tecnologia e inovação que desejam desenvolver e implementar projetos inovadores em parceria com o Governo do Brasil, visando a sustentabilidade na Amazônia. Vale ressaltar que as vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas online.
Promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo governo do Acre, por meio da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia para a Amazônia (SCTA) e da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (SEICT/AC), o seminário conta com o apoio da Fieac e do Instituto Mercosul Amazônia. O foco central do evento é fomentar a integração entre governo, setor produtivo e instituições de pesquisa, apresentando instrumentos federais direcionados ao apoio da pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico.
Durante o seminário, os participantes terão a oportunidade de conhecer os critérios de elegibilidade, as etapas necessárias para a submissão de propostas e boas práticas na gestão de projetos. Haverá sessões dedicadas a networking, possibilitando a formação de novas parcerias e colaborações. A programação inclui palestras sobre os instrumentos de apoio do MCTI, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Leia também: Body Move Acre: Inovação que Promete Revolucionar a Perda de Calorias
Leia também: Turismo no Rio de Janeiro: R$ 10,6 Bilhões em 2025 | Crescimento e Sustentabilidade
Fonte: odiariodorio.com.br
Além disso, serão discutidos temas importantes como o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Lei de TICs e a Lei do Bem. Uma oficina prática focada na elaboração de propostas contará com a orientação de especialistas do MCTI e da Finep, proporcionando um aprendizado prático e direcionado. O Marco Legal, instituído pela Lei nº 13.243/2016, estabelece as normas que regem a cooperação entre universidades, empresas e governo em todo o Brasil.
Este evento representa uma oportunidade única de aprendizado e conexão, além de contribuir para que os participantes compreendam os benefícios fiscais advindos da Lei de TICs, que incentiva investimentos em pesquisa e desenvolvimento no setor de tecnologia da informação e comunicação. A Lei do Bem, por sua vez, oferece deduções no Imposto de Renda para empresas que investem em inovação e desenvolvimento tecnológico em diversas áreas.
Leia também: A Matemática e Inovação da Bola da Copa do Mundo 2026: Conheça a Trionda
Fonte: omanauense.com.br
O Pró-Amazônia insere-se dentro da estratégia nacional para fortalecer a ciência e a inovação no país, com especial atenção à Amazônia Legal. O programa do MCTI é um testemunho do compromisso com a redução das desigualdades regionais, reforçando a infraestrutura científica e estimulando a bioeconomia e iniciativas de inovação sustentável. O financiamento é proveniente do MCTI, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
Após passagens por estados como Amazonas (AM) e Amapá (PA), o seminário agora chega ao Acre. Segundo Dorival da Costa dos Santos, subsecretário da SCTA, a próxima edição do curso de capacitação está programada para Cuiabá (MT), em paralelo à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em 2025.