Fortalecimento da Política de Segurança Alimentar e Nutricional
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) do Acre concluiu, na última sexta-feira, 9, um ciclo de reuniões da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-AC). Realizado entre os dias 5 e 9 de janeiro, o encontro reuniu representantes de diversas secretarias e autarquias estaduais com o intuito de alinhar tecnicamente e definir estratégias que visam o fortalecimento da Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) até 2026.
A chefe de departamento da SEASDH, Nilciany Vilaço, destacou a importância do diálogo intersetorial. “Esse foi um momento crucial de escuta e interação com as demais secretarias. Tivemos acesso a dados relevantes, pudemos compreender as responsabilidades de cada um e fortalecer a integração entre as pastas. A política conta com o apoio da secretária e vice-governadora Mailza Assis, que avança com foco no combate à fome no Acre”, enfatizou.
Impacto e Propostas para o Futuro
O presidente da Caisan-AC, Edivan Azevedo, fez uma avaliação positiva sobre as reuniões realizadas ao longo da semana. Segundo ele, “as reuniões individuais com gestores e equipes técnicas foram essenciais para que cada órgão entendesse seu papel na política de SAN e contribuísse com propostas para os avanços em 2026. Agora, estamos em processo de criação de uma plataforma digital que registrará e tornará públicas todas as ações relacionadas à SAN”.
Ricardo Brandão, vice-presidente da Caisan, ressaltou o alinhamento administrativo gerado por esse processo. “Atendendo às diretrizes do governador Gladson Camelí e da vice-governadora Mailza Assis, conseguimos reunir todos os órgãos envolvidos na execução da política de Segurança Alimentar e Nutricional. O objetivo é apresentar ações, garantir transparência nos resultados e estabelecer metas para 2026. Observamos avanços significativos e estamos otimistas com os benefícios que já foram alcançados”, disse.
Compromisso do Governo do Acre
Com o encerramento das reuniões, o governo do Acre reafirma seu compromisso em fortalecer a Segurança Alimentar e Nutricional, além de garantir que a população acreana tenha acesso a políticas públicas eficientes e integradas. O empenho em promover um futuro mais seguro e alimentar é uma prioridade, refletindo a determinação das autoridades locais em enfrentar a questão da fome e promover o bem-estar social.
