Ações de Saúde no Complexo Penitenciário
No Complexo Penitenciário de Rio Branco, uma série de ações de saúde foi implementada para monitorar e tratar doenças entre os detentos. Os dias 12, 19 e 26 de julho, além de 2 e 9 de agosto, foram marcados por um rastreio que teve como foco a identificação de doenças como tuberculose e problemas de pele. A ação conjunta foi realizada pelo Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) e a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa).
O médico Oswaldo Leal, envolvido na operação, ressaltou a importância da ação neste tempo de alta incidência de doenças. Ele afirmou: “Estamos com dois grupos avaliando doenças de pele e problemas respiratórios, incluindo a tuberculose. O tratamento para pacientes com quadros positivos também será garantido. É crucial que esse atendimento ocorra dentro da unidade, pois os detentos são um grupo vulnerável. Cuidar dessas pessoas é uma obrigação do Estado e um dever da Saúde.”
Um dos detentos atendidos, J. S. L, de 34 anos, expressou sua gratidão pela iniciativa. “Agradeço a Deus pela vinda desses profissionais aqui. É muito bom ser atendido”, disse.
Segundo Gabriela Silveira, chefe da Divisão de Saúde do Iapen, a ação foi um sucesso: “Esse tipo de iniciativa traz benefícios tanto para os servidores quanto para os presos. Foi um trabalho bem-sucedido em conjunto com a Sesacre, Semsa e nossa equipe de segurança.”
A chefe da divisão também mencionou que foi realizada uma reunião recente para discutir melhorias contínuas no atendimento dentro da unidade. “Este encontro, que envolveu as equipes de gestão do Iapen e da Semsa, foi o primeiro passo para fortalecer os serviços de saúde no sistema prisional”, concluiu Gabriela.