Efeitos das Chuvas Persistentes
O Rio Acre, que estava abaixo da cota de transbordo desde o último sábado (24), voltou a transbordar na madrugada desta terça-feira (27). De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, o nível do rio havia diminuído ao longo do dia, mas a elevação inesperada foi registrada imediatamente após a enxurrada em Brasiléia, que foi a maior do Brasil na terça.
A primeira ocorrência de transbordamento aconteceu no dia 27 de dezembro do ano passado, quando o rio atingiu 13,73 metros. Logo em seguida, a cota de transbordo de 14 metros foi ultrapassada. A segunda vez que o fenômeno se repetiu foi no último dia 15 deste mês, quando o rio registrou novamente o mesmo nível às 5h.
Falcão destacou que, por enquanto, não há solicitações para a remoção de mais famílias que residem em áreas afetadas. “Aquela chuva em Brasiléia trouxe aumento significativo no nível do rio em vários municípios. O primeiro transbordamento aconteceu em dezembro e este já é o terceiro em menos de 30 dias. Estamos enfrentando chuvas bem acima da média”, explicou.
Atualmente, dez famílias estão abrigadas no Parque de Exposições Wildy Viana, enquanto outras sete famílias indígenas permanecem na Escola Leôncio de Carvalho. Além disso, seis outras famílias estão em casas de parentes. O coronel informou que 27 bairros continuam afetados, e a limpeza das áreas alagadas não pôde ser realizada devido ao novo transbordamento. “A previsão é de que o nível do rio suba ainda mais, podendo alcançar até 15 metros. Após isso, pode ocorrer uma estabilização. Até 14,50 metros, não há necessidade de remover novas famílias, a não ser por outras questões”, acrescentou.
O monitoramento oficial indica que o nível do manancial está acima da cota de atenção desde o dia 11 de janeiro, quando registrou 10,44 metros. Com isso, o rio já ultrapassou a marca de transbordo pela quarta vez em um mês, devido às chuvas intensas que atingiram a capital acreana e causaram esse terceiro transbordamento em menos de 30 dias.
