Expectativa de Estabilização do Nível do Rio Acre
O Rio Acre, na capital Rio Branco, registrou um nível alarmante de 1.455 cm, ultrapassando a cota de inundação estabelecida em 1.400 cm. A informação foi divulgada neste domingo (18) no boletim de alerta hidrológico da Bacia do Rio Acre, emitido pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB). De acordo com as previsões, a situação deve se estabilizar ao longo do dia.
Artur Matos, pesquisador do SGB, explicou à Agência Brasil que a cheia no Rio Acre, que teve início no final do ano passado, foi seguida por chuvas intensas no começo de 2026, resultando em um novo aumento no nível das águas. “Com as precipitações que já ocorreram, chegamos ao pico hoje, e o nível do rio deve começar a cair ainda hoje ou, no máximo, amanhã”, detalhou Matos.
O conceito de inundação utilizado pelo SGB indica que as primeiras residências já foram afetadas. “Certamente, algumas áreas em Rio Branco já foram impactadas”, ressaltou o pesquisador. Na capital, o rio alcançou seu ponto máximo, o que sugere uma estabilização e subsequente queda em seu nível. Contudo, Matos alertou que, caso novas chuvas ocorram, o nível das águas pode novamente aumentar.
Comparação com Níveis em Outras Cidades
Nos municípios de Xapuri, Brasiléia e Epitaciolândia, os níveis do Rio Acre estão abaixo da cota de alerta, que é de 1.250 cm e 980 cm, atingindo 1.168 cm e 584 cm, respectivamente. “A onda de cheia já passou, o nível do rio subiu e já começou a baixar. Agora, o que se observa é uma tendência de descida”, afirmou Matos.
Na última sexta-feira (16), o SGB havia emitido um alerta indicando que o nível do rio estava em 1.399 cm e, em breve, poderia ultrapassar a cota de inundação em Rio Branco, o que de fato ocorreu. Para acompanhar o monitoramento em tempo real, os cidadãos podem acessar o Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Acre (SAH Acre).
