Questões Essenciais sobre o Uso de IA
A presença de aplicativos de inteligência artificial, como ChatGPT, Copilot e DeepSeek, se tornou parte do nosso cotidiano, mas há várias considerações a serem feitas antes de utilizá-los. Sasha Luccioni, cientista da computação e defensora do uso responsável da tecnologia, ressalta a importância de refletir sobre como e quando usar essas ferramentas. Ela afirma que a IA evolui a uma velocidade impressionante e, por isso, precisamos nos certificar de que estamos no controle do seu uso.
O ChatGPT, por exemplo, se destacou como um dos aplicativos de IA com crescimento mais rápido da história. Ele conquistou mais de 1 milhão de usuários em apenas cinco dias após seu lançamento e chegou a 100 milhões em dois meses, segundo um relatório do Encontro Global sobre Inteligência Artificial de 2023, que contou com a participação de 30 países, além de membros da ONU e OCDE.
Outro grande player no campo da inteligência artificial, a Microsoft, lançou seu assistente Copilot em 2023 e projeta que sua divisão de IA ultrapasse os US$ 10 bilhões em receita até o final de 2025. A empresa também planeja expandir seus data centers para 60 locais ao redor do mundo.
Em uma onda semelhante, o Google introduziu sua IA Overview, que fornece resumos nos resultados de busca, alcançando 1,5 bilhão de utilizações em mais de 200 países, conforme revelou Sundar Pichai, CEO da empresa matriz do Google. Diante de tanta inovação, Luccioni sugere quatro perguntas que todos devem considerar antes de usar qualquer sistema de inteligência artificial.