Programas Educativos Inovadores
A Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE) está intensificando os esforços para combater o uso de drogas entre crianças e adolescentes através dos programas Elos – Construindo Coletivos e #Tamojunto, ambos desenvolvidos pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O programa Elos – Construindo Coletivos atende alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, enquanto o #Tamojunto é direcionado aos estudantes do 8º ano. Essas iniciativas têm como objetivo não apenas prevenir o uso de substâncias, mas também promover um ambiente escolar mais saudável e colaborativo.
Na última segunda-feira, 1º, uma reunião com pais e responsáveis do programa Elos foi realizada na Escola Anita Garibaldi, localizada no bairro Quinze, em Rio Branco. Já no dia seguinte, 2, o encontro ocorreu na Escola José Chalub Leite, no bairro Areal. Além disso, um novo encontro do #Tamojunto está agendado para esta sexta-feira, 5, na Escola Carlos Vasconcelos, também no bairro Quinze. “Esses programas visam proteger o presente e o futuro das nossas crianças e adolescentes nas comunidades”, afirma Hélio Guedes, do Centro de Formação dos Servidores da SEE.
Implementação e Metodologia
Leia também: Concurso da Educação no Acre: Resultado Final Divulgado e Convocação em Breve
Leia também: Governo Federal Projeta Uso Amplo de IA na Saúde e Educação até 2028
Fonte: cidaderecife.com.br
Esses programas estão sendo implementados em dez escolas da capital. O #Tamojunto inclui 12 aulas que fazem parte do currículo escolar, além de três oficinas voltadas aos responsáveis pelos alunos e à comunidade. O programa Elos, por sua vez, é orientado por atividades lúdicas que estimulam o desenvolvimento de habilidades sociais entre os estudantes, promovendo interações cooperativas e respeitosas entre eles e com os professores.
Hélio Guedes detalha que “trata-se de duas metodologias propostas pela Senad, em colaboração com Estados e Municípios, com o foco na prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas, bem como na proteção da infância e adolescência”.
Fortalecimento de Vínculos Familiares
A psicóloga Sirlene Cavalcante, integrante da Divisão de Psicologia do Departamento de Formação e Assistência Educacional (Defae) da SEE, ressalta que os encontros do programa Elos são cruciais para fortalecer os vínculos familiares. “Observamos que os pais precisam se aproximar mais das escolas”, afirma. Os encontros nas escolas Anita Garibaldi e José Chalub Leite são os terceiros realizados, com foco em fortalecer laços familiares, e cada um tem duração de 50 minutos, acompanhados de atividades lúdicas para os alunos.
Leia também: Suframa e Fundação Mathias Machline Firmam Acordo para Formação Profissional na Amazônia
Fonte: amapainforma.com.br
Leia também: O Brasil em Destaque: Nova Campanha Celebra a Diversidade dos Criadores Brasileiros
Fonte: soudesaoluis.com.br
Após as atividades, é promovido um encontro coletivo para reflexões com os pais. Sirlene explica que “é uma oportunidade para fortalecer relações parentais, onde os pais vivenciam práticas de respeito e cooperação com suas crianças”. Em 2024, a SEE planeja expandir o programa para escolas no interior do estado.
Importância do Respeito às Regras
Francisca Dantas, coordenadora pedagógica da Escola José Chalub Leite, ressalta que a iniciativa Elos – Construindo Coletivos tem sido vital para ensinar aos alunos a importância de respeitar regras, tanto em casa quanto na escola. “Estou muito satisfeita com este projeto, que une educação e saúde. A capacitação dos professores e coordenadores tem sido um diferencial importante”, destaca.
“Os alunos estão aprendendo a obedecer a regras, o que é fundamental para a convivência em sociedade. Essa metodologia combina com uma das nossas disciplinas focadas em protagonismo”, complementa Francisca. Embora os resultados sejam percebidos a longo prazo, a coordenadora já observa mudanças positivas entre os alunos, tanto nas interações sociais quanto na hora do almoço.
Depoimentos de Pais e Alunos
Rosiane Leite, mãe de Pedro Henrique, um estudante do 4º ano do ensino fundamental, notou melhorias significativas no comportamento do filho. Ela compartilha que, em meio à rotina agitada, se surpreendeu ao perceber como pequenas ações fazem uma grande diferença. “O programa tem sido maravilhoso e importante para a vida dos nossos filhos”, diz Rosiane, que até recebeu elogios do filho sobre sua nova postura de ouvir mais.
Por sua vez, Pedro Henrique declara que, após participar dos encontros, sente que está se tornando uma pessoa melhor: “Melhorei tanto dentro da sala de aula quanto fora. Sinto que meu comportamento está mudando”.
