Devotos Celebram Tradição Religiosa em Xapuri
No coração de Xapuri, no Acre, a festividade em homenagem a São Sebastião começou logo pela manhã, reunindo milhares de fiéis. A procissão, marcada para iniciar às 16h, atraiu uma multidão que se uniu em uma peregrinação entre os bairros Morada do Sol e Tropical, seguindo até a paróquia dedicada ao santo no bairro Aviário.
Conforme estava previsto na programação, a festa continuou com um animado evento às 18h, apresentando comidas típicas que celebram a cultura local. Além disso, bingos e outras atividades estavam programados para a noite, a partir das 20h, prometendo diversão e confraternização entre os participantes.
A procissão, que também se repetiu em outros municípios, como na capital, é um momento significativo para a comunidade. Com o lema “São Sebastião, mostrai-nos o caminho da justiça e do amor”, o evento encerrava uma vasta programação religiosa e cultural que incluiu diversas atividades, como quermesses e mais procissões ao longo do mês.
Histórias de Fé e Promessas
Um dos devotos presentes, o professor Carlos Estevão Castelo, de 58 anos, tem uma longa história com a procissão. Participando das celebrações há 40 anos, ele fez o percurso descalço, uma tradição que carrega um significado especial. “Caminhei descalço por ter sido curado de um sarampo muito violento quando eu tinha sete anos. Essa é uma promessa feita à minha mãe, que já faleceu. Eu prometi que continuaria, e pretendo seguir assim até quando for possível”, compartilhou Carlos.
Fernanda Abreu, professora e mestranda da Universidade Federal do Acre (Ufac), também fez questão de expressar sua fé durante a procissão. Acompanhada da mãe e do irmão, ela participa das festividades há 10 anos, em cumprimento a uma promessa familiar. “Desde que fizemos nossa promessa em família e fomos atendidos, nós participamos da procissão juntos. Deus, através da intercessão de São Sebastião, tem nos atendido todos os anos, por isso estamos pagando nossa promessa mais um ano”, destacou a professora.
Um Encontro de Comunidade
A procissão não apenas marcou a fé individual de cada devoto, mas também serviu como um importante momento de união. Moradores locais, romeiros e visitantes de diversas regiões do Brasil se juntaram ao evento, que começou oficialmente às 16h30, passando pelas ruas dos bairros Bolívia e Centro da cidade. Após a celebração religiosa, a tradicional benção solene aconteceu, simbolizando a proteção e as bênçãos de São Sebastião sobre os presentes.
Com o encerramento da celebração religiosa, um jantar comunitário foi servido, seguido por uma animada quermesse. A festa cultural, que teve início na última sexta-feira (16), está programada para culminar nesta terça-feira, com a apresentação do padre Erenildo, prometendo encerrar as festividades com chave de ouro.
A História de São Sebastião
Segundo a tradição católica, São Sebastião foi um mártir cristão, reconhecido como protetor contra epidemias, pestes, fome e guerras. Sua obra de assistência aos cristãos rendeu-lhe o título de defensor da Igreja, proclamado pelo Papa S. Caio.
A primeira celebração dedicada a São Sebastião em Rio Branco ocorreu em 20 de janeiro de 1911, às margens do Rio Acre, na antiga Capela de Nossa Senhora da Conceição. Desde então, devido à intercessão e aos milagres atribuídos ao santo, ele conquistou o status de padroeiro em diversas cidades e bairros pelo Brasil. Todos os anos, fiéis participam das celebrações em gratidão pelos milagres e conquistas em suas vidas.
