Investimento na Infraestrutura do Acre
O governo do Acre anunciou, nesta segunda-feira, 13, um investimento de R$ 50 milhões para a construção do novo Porto de Cruzeiro do Sul. O projeto, apresentado pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre) em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), tem um prazo de execução estimado em 24 meses.
A construção do novo terminal é parte de um conjunto de ações estaduais voltadas para fortalecer a logística e alavancar a economia da região do Juruá. O Deracre utilizou os projetos originais da estrutura antiga, que foi construída em 2004, como base para o novo porto. Esta antiga instalação enfrentou problemas severos, como desbarrancamentos e os efeitos das cheias e vazantes do Rio Juruá, dificultando o acesso da comunidade e comprometendo o funcionamento do terminal.
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A presidente do Deracre, Sula Ximenes, ressaltou que a iniciativa é fruto de tratativas iniciadas em 2022, sob a liderança do governador Gladson Camelí. “O governador se comprometeu a fortalecer a economia local e estamos, juntamente com o DNIT, trabalhando para viabilizar essa obra fundamental para Cruzeiro do Sul. O novo porto será um marco na região, facilitando o transporte de produtos e reduzindo os custos logísticos no Acre”, afirmou.
Segurança e Eficiência no Transporte Fluvial
Conforme explicou o coordenador de Obras de Infraestrutura Portuária do DNIT, Lindomar Luiz de Abreu Júnior, o projeto inclui a construção de uma Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4), que proporcionará mais segurança e eficiência no transporte fluvial. “A obra resolve problemas geotécnicos locais, oferecendo uma infraestrutura adequada tanto para cargas quanto para passageiros”, ressaltou.
O DNIT será o responsável pela execução das obras, elaboração do anteprojeto de engenharia e pela contratação de serviços, incluindo a recuperação e reforma das estruturas existentes, que foram transferidas à União, mas pertencem ao Estado. O diretor de Portos e Aeroportos do Deracre, Sócrates Guimarães, enfatizou a relevância estratégica desse projeto.
“O porto não apenas beneficiará Cruzeiro do Sul, mas toda a região do Juruá, impactando positivamente municípios do Amazonas e até comunidades peruanas. O governo compreende a importância dessa estrutura para nossa economia e está empenhado em torná-la uma realidade”, declarou.
Parcerias para Expansão Logística
A colaboração entre o Estado e o DNIT também envolve visitas técnicas e estudos de campo, que visam incluir os municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e até mesmo Rio Branco no programa de construção das IP4s. As análises estão focadas em fatores geográficos, hidrológicos e logísticos, fundamentais para garantir que os projetos sejam sustentáveis e adequados à realidade da Amazônia.
O novo Porto de Cruzeiro do Sul será a primeira IP4 a ser construída no Acre, localizada às margens do Rio Juruá, no bairro Remanso. O empreendimento destaca a posição estratégica do Acre como um corredor logístico na Amazônia Ocidental, ampliando as oportunidades de integração com o estado do Amazonas e até com os países andinos, devido à sua proximidade com o Oceano Pacífico.