Ordem de Serviço Para o Arco Viário de Rio Branco
Nesta segunda-feira, 18, o governo do Acre, através do Departamento de Estradas de Rodagem, infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), formalizou a ordem de serviço para o início das obras do Arco Viário de Rio Branco. A cerimônia contou com a presença do governador Gladson Cameli e da presidente do Deracre, Sula Ximenes.
Leia também: Prefeitura de Epitaciolândia Recebe Equipamentos Novos para Melhorar Infraestrutura Urbana e Rural
"Este é o ano de executar. Desde o início de nossa gestão, temos trabalhado para entregar as obras à população. Nosso compromisso é trazer o Estado para perto dos acreanos, cumprindo as diretrizes da nossa Constituição", afirmou Cameli, ressaltando o foco na entrega de obras prioritárias.
O projeto faz parte do Programa de infraestrutura e Saneamento do Estado do Acre (Proisa) e será financiado por meio de um crédito externo junto ao Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), além de contar com um aporte de R$ 38 milhões por emenda parlamentar, totalizando um investimento significativo de R$ 105 milhões.
Leia também: Prefeitura de Epitaciolândia Recebe Equipamentos Novos para Melhorar Infraestrutura Urbana e Rural
Sula Ximenes, presidente do Deracre, destacou a importância do projeto: "Assinar essa ordem de serviço é um passo crucial para transformar o trânsito e a mobilidade em Rio Branco. O Arco Viário vai desviar o tráfego pesado do centro, aumentando a segurança e facilitando a vida de quem reside e trabalha na cidade. Este é um investimento que beneficiará toda a população no futuro", destacou.
O projeto inclui a pavimentação de quatro trechos, somando 27,78 quilômetros, além da construção de uma nova ponte sobre o Rio Acre, que terá 326 metros de extensão e está atualmente em fase de licitação. A primeira etapa da obra abrange três trechos principais: um entre o entroncamento da Estrada do Quixadá e a Rodovia Estadual AC-010, com 4.142 metros; o segundo entre a ponte sobre o Rio Acre e o entroncamento com a Estrada do Quixadá, com 6.273 metros; e o terceiro entre a BR-364 (Subestação de Rio Branco) e a ponte sobre o Rio Acre, com 6.167 metros.
O Arco Viário de Rio Branco tem como objetivo não apenas melhorar a mobilidade urbana, mas também fortalecer a logística regional e estimular o desenvolvimento econômico ao conectar áreas produtivas e reduzir o tráfego pesado na capital.