Melhorias na Zona de Processamento de Exportação do Acre
No último sábado, 31, o governo do Estado do Acre deu início à segunda fase das melhorias na Zona de Processamento de Exportação (ZPE), situada em Senador Guiomard. Esta etapa visa atrair novas empresas e investimentos, além de fortalecer a industrialização local e aumentar a capacidade exportadora da região. Essa ação segue o processo de reestruturação física, regulatória e operacional do complexo, que começou após a atualização da legislação federal das ZPEs em 2023.
Nesta nova fase, o governo está empenhado em realizar melhorias na infraestrutura e na organização do espaço, preparando a ZPE para receber visitas técnicas e empresariais de potenciais investidores interessados em ocupar um dos 117 terrenos disponíveis. As atividades incluem limpeza, adequação visual e articulação logística, coordenadas por diversas secretarias estaduais, autarquias e a Prefeitura de Senador Guiomard. O objetivo é criar um ambiente mais atrativo e funcional para as operações empresariais.
De acordo com o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanípal Mesquita, a ZPE já superou as questões regulatórias e está avançando de forma concreta em sua operacionalização. “A legislação foi readequada, a regularização documental foi feita e a ZPE conta com matrículas disponíveis para regularização fundiária. Isso garante segurança jurídica e previsibilidade para os investidores”, destacou Mesquita.
Ele também ressaltou que a primeira etapa das reformas prediais foi finalizada em fevereiro de 2025, com os edifícios agora prontos para uso. “Estamos focados na readequação física e na melhoria da infraestrutura. O próximo passo é implementar o sistema da Receita Federal dentro da ZPE, que está em estágio avançado. Essas ações são parte das determinações do governador Gladson Camelí, que busca criar condições reais para o início das operações na ZPE”, explicou.
A reestruturação faz parte da estratégia do governo de posicionar o Acre como uma plataforma logística e produtiva voltada para o comércio exterior, aproveitando sua localização estratégica e o corredor interoceânico. Mesquita afirmou que já há um interesse crescente de empresas em se instalar na ZPE. “O Acre está se tornando um exportador e uma rota internacional. A ZPE já está pronta para receber visitas e estamos aprimorando o ambiente para torná-la um instrumento eficaz na atração de indústrias, geração de empregos e desenvolvimento local”, enfatizou.
O coordenador da Casa Civil, Ítalo Medeiros, também comentou sobre a importância dessa ação, que reflete a atuação integrada do governo estadual. “Esta é uma iniciativa coletiva, com várias equipes unidas para fortalecer a industrialização. Participam desse esforço servidores da Seict, Casa Civil, Seagri, Iapen, Iteracre e a Prefeitura de Senador Guiomard, entre outros órgãos. Essa integração é um traço do governo Gladson, que busca resultados práticos e estruturantes para a população”, concluiu.
