Oportunidade para Jovens e Adultos Retomarem os Estudos na EJA
A Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE) está com as matrículas abertas desde o dia 15 de dezembro de 2025 para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), referente ao primeiro semestre de 2026, em toda a rede pública estadual. Essa ação reafirma o compromisso do governo em promover a inclusão educacional e assegurar o direito à educação para aqueles que, por diversos motivos, não conseguiram concluir seus estudos na faixa etária habitual.
A EJA abrange as etapas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, proporcionando uma nova chance para que estudantes possam reiniciar sua trajetória escolar e concluir a Educação Básica ao longo de 2026.
As matrículas estão sendo realizadas diretamente nas escolas estaduais, tanto em áreas urbanas quanto rurais, e seguem até 6 de fevereiro de 2026. Para se inscrever, os interessados devem ter pelo menos 15 anos completos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio.
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Fonte: alagoasinforma.com.br
No momento da matrícula, é necessário apresentar um documento de identidade, comprovante de residência e, caso tenha, o histórico escolar.
Jessé Dantas, chefe do Departamento de Educação de Jovens e Adultos da SEE, recomenda que os interessados procurem a escola estadual mais próxima para obter informações sobre a oferta de turmas e horários disponíveis.
“A Educação de Jovens e Adultos é reconhecida como um instrumento de transformação social. Ela possibilita o acesso ao conhecimento, amplia oportunidades no mercado de trabalho e fortalece o exercício da cidadania. Para aqueles que não conseguiram finalizar seus estudos, essa é uma excelente chance de recomeçar em 2026, por meio de uma política educacional que valoriza a trajetória de cada um e promove inclusão. Nunca é tarde para voltar a estudar”, ressalta Dantas.
A EJA não atende apenas jovens e adultos, mas também idosos, respeitando as diversas histórias de vida e oferecendo condições para o desenvolvimento pessoal, social e profissional dos alunos.
