O Impacto da Inteligência Artificial no Mercado de Trabalho
Recentemente, gigantes do setor como Microsoft, Shopify e Amazon têm alertado para a inevitável transformação em seus quadros de funcionários devido à inteligência artificial (IA). O CEO da Amazon, Andy Jassy, confirmou que a empresa planeja cortes significativos, enfatizando que a tecnologia pode afetar um número considerável de empregos em diversos setores.
Adicionalmente, outras vozes do setor têm ecoado esse sentimento. Em maio passado, o presidente da startup de IA Anthropic comentou ao portal Axios que, em um intervalo de um a cinco anos, a IA poderia eliminar até metade dos empregos de nível inicial em setores não manuais.
Empresas e Suas Reduções de Pessoal
Dados recentes revelam que, desde 2022, as empresas listadas na bolsa dos Estados Unidos registraram uma redução de 3,5% no número de funcionários de escritório. De acordo com informações do Wall Street Journal, um em cada cinco das empresas do S&P 500 está diminuindo sua força de trabalho, conforme relatado pela Live Data Technologies.
Empresas de grande porte, como Microsoft, Hewlett Packard e Procter & Gamble, também têm anunciado demissões em massa, refletindo uma tendência crescente de substituição de postos de trabalho por soluções de IA. Por exemplo, a Shopify estipulou critérios rigorosos para aprovação de novas contratações, exigindo que as equipes provem que a IA não pode executar as tarefas necessárias antes de solicitar novos funcionários.
Quais Profissões Estão em Risco?
A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) alerta que cerca de 25% dos empregos globalmente correm o risco de se tornarem obsoletos por causa da IA. No entanto, a mesma também prevê que a tecnologia criará novas oportunidades e poderá aumentar a produtividade. O Fórum Econômico Mundial estima que, até 2030, 92 milhões de empregos poderão ser eliminados, enquanto 170 milhões de novas posições poderão surgir.
O impacto mais significativo será sentido em economias desenvolvidas, onde 60% dos empregos podem ser afetados, segundo a análise do Fundo Monetário Internacional (FMI). Em contrapartida, em economias emergentes, esse número é de 40%, enquanto 26% nos países de baixa renda. Embora esses mercados sejam menos afetados, também têm menos a ganhar em termos de aumento de produtividade.
Os Trabalhadores Menos e Mais Ameaçados
Historicamente, as inovações tecnológicas têm afetado desproporcionalmente trabalhadores menos qualificados e aqueles em funções manuais. Contudo, a adoção da IA pode atingir também trabalhadores com níveis educacionais mais altos, especialmente em funções de escritório onde a capacidade da IA em igualar ou superar o desempenho humano é mais evidente.
Um estudo do Pew Research Center identificou que profissões ligadas à coleta e análise de dados, como programação, contabilidade e inserção de dados, estão entre as mais ameaçadas. Por outro lado, ocupações que exigem trabalho manual intensivo, como operários de construção e cuidadores, tendem a ser mais resilientes à automação.
Visões Opostas Sobre o Futuro do Trabalho
A crescente preocupação com o potencial desemprego em massa gerou debates entre políticos e líderes, incluindo religiosos. O papa Leão 14, por exemplo, já alertou sobre os riscos da IA para a dignidade humana e a subsistência. No entanto, o especialista em mercado de trabalho Enzo Weber, do Instituto de Pesquisa sobre o Trabalho da Alemanha, acredita que a evolução tecnológica pode abrir novas oportunidades econômicas, ajudando, em vez de prejudicando, os trabalhadores. “A IA altera o trabalho, mas não o elimina”, afirma Weber, ressaltando que a tecnologia pode ajudar na criação de novas funções.
Leia também: Impactos provocados pela Inteligência Artificial na economia: o papel dos sindicatos na regulamentação global.
Acadêmicos da Universidade de Harvard corroboram essa visão, sugerindo que a automação não necessariamente reduzirá a ocupação. Na verdade, afirmam que a automatização de tarefas pode aumentar a produtividade, compensando a perda de algumas funções.
Desafios e Oportunidades na Era da IA
Ainda é desafiador prever o impacto de longa duração da IA no mercado de trabalho, uma vez que a tecnologia está apenas começando a se integrar nas práticas profissionais. A eficácia das ferramentas de IA dependerá de como elas serão adotadas por empresas e profissionais. Caso os trabalhadores hesitem em utilizá-las por medo de perder seus empregos, o potencial de aumento de produtividade pode ser comprometido.
Weber destaca a necessidade de adaptação por parte das empresas e dos empregados, enfatizando a importância do desenvolvimento e treinamento contínuo. Ele classifica a IA como um verdadeiro “game changer”, apresentando oportunidades que devem ser aproveitadas.