Papel da Amazônia em Foco
O governador do Acre, Gladson Camelí, participou na última sexta-feira, 22, do 24º Fórum Empresarial Lide, realizado no Rio de Janeiro, onde o tema central foi a Sustentabilidade e as Mudanças Climáticas. Durante sua participação, Camelí integrou o painel intitulado “Adaptação às Mudanças Climáticas, os Riscos aos Biomas e ao Agronegócio”, onde destacou a importância estratégica da Amazônia em um contexto internacional, especialmente com a aproximação da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), prevista para ocorrer em novembro de 2025, em Belém, no Pará.
Leia também: Facções Transformam Amazônia em Rota do Tráfico Internacional: O Colapso da Ponte Juscelino Kubitschek
Durante sua fala, o governador ressaltou que a preservação da floresta não traz benefícios apenas para o Acre, mas para todo o planeta. “A proteção que promovemos na Amazônia é benéfica não apenas para o Acre, mas também para países como França, Japão, Rússia e Estados Unidos. Trata-se de um compromisso global, pois somos todos interdependentes. Portanto, é injusto que, enquanto sustentamos este esforço, ainda enfrentemos barreiras ao nosso desenvolvimento, enquanto outras nações não assumem suas responsabilidades”, afirmou Cameli.
Ele também destacou que cerca de 85% do território acreano ainda mantém sua cobertura florestal intacta e que o estado tem sido um exemplo na criação de políticas voltadas para a conservação ambiental. A abertura do evento foi feita por João Doria, fundador e cochairman do Lide Brasil, que expressou gratidão pela presença das autoridades e enfatizou a importância do diálogo promovido no fórum, mencionando a participação de mais de 40 jornalistas cobrindo os debates.