Avanços na Genética Forense
RIO BRANCO (AC) – Dois crimes que pareciam sem solução no Acre foram esclarecidos graças ao cruzamento de dados genéticos com perfis armazenados no Banco Nacional de Perfis Genéticos, localizado em Brasília. A notícia foi divulgada nesta segunda-feira (26) pela assessoria da Polícia Civil do Acre, que enfatizou a importância da genética forense no combate à impunidade.
Os chamados “matches” – que correspondem às coincidências entre vestígios biológicos coletados nas cenas dos crimes e os perfis cadastrados – permitiram identificar os responsáveis por um delito contra o patrimônio e um crime de violência sexual. Em ambas as situações, os suspeitos já estavam cumprindo pena por outros delitos, evidenciando ainda mais a relevância da integração de dados para elucidar crimes que ainda não tinham sido oficialmente atribuídos.
Coleta de Material Genético e Integração de Dados
A coleta de material genético de condenados no estado do Acre é realizada nas unidades prisionais e no Instituto de Análises Forenses (IAF), com a participação de peritos do Núcleo de Genética Forense. Apesar de o Banco de Perfis Genéticos Estadual ainda não estar completamente implementado, os dados são enviados anualmente para o sistema nacional, por meio de uma cooperação técnica entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e a Polícia Federal.
“Nestes dois casos, conseguimos identificar os suspeitos através do confronto de DNA, utilizando o Banco de Perfis Genéticos. Os materiais coletados no Acre foram enviados para Brasília e inseridos no banco nacional da Polícia Federal, o que possibilitou atribuir mais dois crimes aos suspeitos”, declarou Mário Sandro Martins, diretor da Polícia Técnico-Científica do Acre.
Perspectivas Futuras para a Genética Forense no Acre
As autoridades acreditam que, com a implementação total do banco estadual, o uso da genética forense se tornará mais eficiente e frequente no Acre. Essa evolução pode contribuir de forma significativa para a resolução de investigações policiais e para a responsabilização dos autores de crimes, trazendo maior justiça à sociedade.
