Força Nacional Recebe Nova Prorrogação de Atuação
A atuação da Força Nacional de Segurança Pública no Acre foi prorrogada até 25 de novembro, conforme a Portaria nº 1.006, publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira, 22. Desde novembro do ano passado, o Ministério da Justiça e Segurança Pública mantém a presença de 17 agentes dedicados ao policiamento ostensivo nos municípios do estado, além de contar com seis profissionais alocados na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Essa é a terceira renovação da medida, que visa intensificar ações de policiamento, polícia judiciária e perícia forense. Tais atividades são consideradas essenciais para a manutenção da ordem pública e a proteção da população e do patrimônio local.
Reforço de Segurança em Momentos Críticos
O novo período de atuação da Força Nacional será de 28 de agosto a 25 de novembro de 2025. Para o coronel José Américo Gaia, secretário de Segurança Pública do Acre, a prorrogação de 90 dias é um reconhecimento do trabalho que vem sendo feito e da necessidade de fortalecer a segurança em momentos decisivos.
“Essa parceria tem sido fundamental na nossa luta contra a criminalidade e para garantir a proteção da nossa população. Recentemente, notamos resultados positivos com o suporte da Força Nacional, que trouxe uma maior efetividade nas operações, assim como uma sensação de segurança para os cidadãos acreanos. Esse reforço é essencial para coibir práticas delituosas e apoiar nossas polícias,” afirmou o coronel em fevereiro, durante a segunda prorrogação da atuação.
Logística e Planejamento da Operação
A operação contará com suporte logístico do órgão solicitante, responsável por fornecer a infraestrutura necessária para a atuação da Força Nacional de Segurança Pública. O contingente mobilizado seguirá o planejamento traçado pela Diretoria da Força Nacional, que é vinculada à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A atuação descrita na portaria será parte do Plano Amazônia: Segurança e Soberania — o Plano Amas.