Podcast Informa e Conscientiza sobre os Riscos do Alcoolismo
Nesta sexta-feira, 20 de fevereiro, o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) destaca suas iniciativas em prol do Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo com o lançamento de um podcast especial. Produzido pelo Espaço Saúde, o programa está disponível no canal da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) no YouTube, e traz orientações valiosas de especialistas sobre os perigos do uso abusivo de substâncias e as opções de acolhimento para magistrados, servidores, estagiários e colaboradores do Judiciário.
A condução do podcast é realizada pela médica cardiologista Elaine Cristina Ferreira, coordenadora do Espaço Saúde, que conta com a participação do psiquiatra Wordney Carvalho Camarço, do Núcleo de Atenção Psicossocial (NAPsi). Juntos, eles abordam como essas substâncias afetam a saúde e o desempenho profissional. O conteúdo completo pode ser acessado através do canal da Esmat.
Durante a conversa, os especialistas discutem os perigos “invisíveis” do álcool, incluindo a falsa noção de que o consumo moderado da bebida pode ser seguro. Wordney explicou que estudos recentes contestam a ideia de que uma taça de vinho pode ser benéfica para o coração, afirmando que o álcool pode levar a arritmias cardíacas e, a longo prazo, à insuficiência cardíaca. “Não existe uma quantidade segura de álcool”, alertou o psiquiatra.
Os danos cerebrais decorrentes do uso crônico de álcool foram destacados como um risco direto para demências, incluindo a chamada “demência alcoólica”, que se caracteriza por sérias alterações comportamentais devido à toxicidade no cérebro. Outro ponto abordado foi o papel do álcool como um “gatilho” para o uso de outras drogas, já que ele pode diminuir o autocontrole e a capacidade crítica do indivíduo.
Crescimento do Alcoolismo entre Mulheres
Os especialistas também sinalizaram uma mudança significativa no comportamento em relação ao alcoolismo, com um aumento na vulnerabilidade feminina. O psiquiatra afirmou que o uso patológico de álcool entre mulheres triplicou nos últimos anos, enquanto as taxas permanecem estáveis entre homens. Contudo, o sistema de saúde ainda enfrenta desafios na oferta de estruturas adequadas para o tratamento e acolhimento de mulheres dependentes do álcool.
Onde Buscar Ajuda para Dependência de Substâncias
O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins disponibiliza uma estrutura discreta e profissional destinada a apoiar aqueles que necessitam de ajuda. O Núcleo de Atenção Psicossocial (NAPsi), que se localiza no Edifício Florença, próximo à Corregedoria, opera em um ambiente reservado para garantir a privacidade dos atendidos. A equipe, composta por psicólogos, assistentes sociais e psiquiatras, colabora com o Centro de Saúde (Cesau), que atua no acolhimento, triagem e encaminhamento de casos para a rede de assistência.
Os médicos reforçam que o primeiro passo rumo à recuperação deve ser dado o quanto antes. “Se você não conseguir ir sozinho, peça a ajuda de um colega ou familiar. Estamos aqui para auxiliar você nos próximos passos”, concluiu Wordney Camarço.
