Câmara Municipal e Novas Denúncias
A situação do superintendente da Superintendência de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans), Clendes Vilas Boas, ganhou mais um capítulo nesta terça-feira, dia 26. Novas alegações de assédio moral e coação de servidores foram oficialmente apresentadas na Câmara Municipal, e as informações devem ser enviadas aos órgãos de fiscalização competentes.
Após a sessão, a Comissão dos Direitos das Mulheres se reunirá para elaborar um documento que será encaminhado ao Ministério Público do Trabalho e ao Ministério Público do Acre (MPAC), no qual constam pedidos de investigação e apuração rigorosa das denúncias levantadas.
Na mesma data, a representante do Centro de Atendimento à Vítima (CAV) do MPAC, Solene Costa, esteve presente na Câmara para coletar relatos e avaliar a gravidade da situação.
Relatos de Coação e Pressão
O vereador Éber Machado (MDB) revelou que existem informações de servidores que foram pressionados a elaborar abaixo-assinados em apoio ao superintendente e a protocolá-los junto ao Ministério Público. “Recebemos depoimentos de pessoas que se apresentaram à Comissão da Mulher e fizeram denúncias contra a administração atual. Hoje, a comissão irá aprovar documentos a serem enviados ao Ministério Público do Trabalho, pois acreditamos que este órgão tem responsabilidade sobre questões envolvendo servidores. Adicionalmente, o material também será direcionado ao procurador-geral do Ministério Público Estadual, uma vez que é hora de dar um basta nessa situação”, declarou o vereador.
As primeiras denúncias contra Clendes foram trazidas à tona pelos vereadores Eber Machado e André Kamai na Câmara Municipal. Um documento anônimo, enviado aos parlamentares, relatava um suposto caso de assédio envolvendo pelo menos três servidores da RBTrans. Dias após esse registro, tanto servidores quanto ex-servidores foram até a Câmara para formalizar suas queixas e solicitar apoio no afastamento do gestor.
O MPAC já ouviu duas pessoas em relação às denúncias e programou oitivas adicionais, mantendo o CAV aberto para acolher novas alegações a respeito do caso.
Clendes Vilas Boas Responde às Acusações
Em resposta às afirmações, o superintendente Clendes Vilas Boas descreveu as denúncias como “levianas” e assegurou que está confiante em sua inocência. “Eu sou ficha limpa, nunca respondi a nenhum processo. Tenho orgulho de fazer parte desta gestão, que também conta com um histórico positivo”, declarou em uma coletiva de imprensa realizada na quarta-feira, 13.
Clendes também afirmou que não tem intenção de se afastar do cargo, anunciando que pretende adotar medidas judiciais contra aqueles que, segundo ele, “tentarem manchar sua honra”. “Vou processar um por um. Não se deve brincar com a honra de alguém honesto”, enfatizou.