Capacitação em Emergências de Saúde Pública
A participação da sociedade civil na preparação e resposta a emergências de saúde pública será o foco de um novo curso oferecido pela Fiocruz Brasília, em parceria com o Núcleo de Epidemiologia e Vigilância em Saúde (Nevs) e a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). Este curso, disponível na modalidade de ensino a distância, possui carga horária de 45 horas e é destinado a lideranças e representantes de organizações da sociedade civil, agentes de controle social do Sistema Único de Saúde (SUS) e gestores da saúde em todos os níveis federativos.
O curso tem como objetivo capacitar esses profissionais no planejamento de ações voltadas para a prevenção, preparo, resposta e recuperação em situações de crise na saúde pública. Ao reunir diferentes atores da sociedade civil e do sistema de saúde, a proposta visa fortalecer a atuação coletiva e melhorar a eficácia das respostas a emergências.
A formação, composta por conteúdos de educação profissional e tecnológica, conta com o apoio da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e do Instituto Todos pela Saúde (ITpS). A expectativa é que, ao final do curso, os participantes se sintam mais preparados para enfrentar desafios emergenciais na área da saúde pública, contribuindo assim para o fortalecimento do sistema de saúde brasileiro.
Leia também: Novas Propostas na Alesc: Saúde, Cidadania e Cultura em Foco
Fonte: soudejuazeiro.com.br
Leia também: Concurso SES SP 2024: Mais de 300 Vagas em Novo Edital Aguardado!
Fonte: vitoriadabahia.com.br
