Novas Oportunidades de Atendimento Especializado
A partir da última sexta-feira (30), 32 municípios brasileiros passam a contar com as carretas de saúde do programa Agora Tem Especialistas. Essas unidades têm como foco oferecer atendimentos a pacientes do SUS, incluindo a prevenção de câncer de mama e colo do útero, cirurgias de catarata e correções de visão. Além disso, são realizados exames de imagem diagnósticos, fundamentais para assegurar um tratamento eficaz e no tempo certo para diversas doenças.
Nesta nova fase do programa, os estados que recebem as 47 unidades móveis de saúde especializada incluem Acre, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe, São Paulo e Tocantins. A ampliação da oferta inclui novas carretas que foram posicionadas estrategicamente em regiões de difícil acesso e alta demanda por assistência especializada, ou em cidades-polo que servem de referência para outros municípios da área.
Em Pernambuco, a cidade de Serra Talhada recebe, pela primeira vez, uma carreta do programa, que é especializada em exames de imagem. A iniciativa visa facilitar o acesso a serviços de saúde, que até então eram limitados na região.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, “o Agora Tem Especialistas nasceu para levar atendimento especializado para onde antes faltava. O objetivo é encurtar distâncias, reduzir filas e garantir que a assistência chegue mais perto do povo. Já realizamos isso em todos os municípios que as carretas atenderam, promovendo mais saúde, diagnósticos e tratamentos. Hoje, ampliamos esse acesso a outras cidades do Brasil, porque nossa meta é continuar fortalecendo o SUS nos locais que mais precisam”.
A unidade móvel de saúde em Serra Talhada não apenas disponibiliza consultas com especialistas, mas também realiza tomografias e ultrassonografias. Esses exames são essenciais para a detecção precoce de doenças, permitindo que os profissionais de saúde definam a melhor conduta médica para os pacientes do SUS que são agendados e encaminhados pela rede municipal.
