Ação de Conscientização no Dia da Amazônia
No Dia da Amazônia, uma mobilização de jovens em Rio Branco chamou a atenção para a grave questão da poluição do ar. Utilizando máscaras de gás, eles percorreram pontos estratégicos da cidade, simbolizando um alerta urgente: se a poluição provocada pelas queimadas persistir, pode ser que a população necessite de filtros potentes para evitar a inalação de gases e partículas tóxicas que podem causar doenças severas. Esta campanha, que teve início em julho, visa informar e mobilizar a sociedade sobre os riscos à saúde decorrentes da fumaça das queimadas, a escassez de água potável na estação seca e os perigos de enchentes e deslizamentos. A ação no Dia da Amazônia marca o começo de um conjunto de atividades programadas para setembro.
Pesquisas indicam que a exposição contínua à fumaça equivale a fumar dezenas de cigarros diariamente, aumentando o risco de câncer de pulmão e bexiga, bronquite crônica, enfisema, asma, infecções respiratórias, doenças cardiovasculares, trombose e até AVCs.
Leia também: Poluição do Ar em Rio Branco e Cidades Acreanas: Índices Atingem 3,7 Vezes o Limite Seguro
Foco na Discussão Pública e Ações Concretas
Além de sensibilizar a população, a campanha também pretende fomentar um debate sobre a necessidade urgente de enfrentar o desmatamento e os incêndios florestais, que são as principais fontes da poluição do ar, redução da disponibilidade de água e intensificação dos extremos climáticos. Para isso, a ação foi realizada em locais de grande movimentação, como o Terminal Urbano, o Palácio Rio Branco, UPA’s e o Lago do Amor.
Leia também: Poluição do Ar em Rio Branco e Cidades Acreanas: Índices Atingem 3,7 Vezes o Limite Seguro
A campanha ainda pede que as autoridades públicas adotem medidas efetivas para combater o desmatamento, coibir queimadas ilegais e garantir acesso à água limpa para comunidades vulneráveis.
“Respirar ar puro é um direito humano fundamental. As máscaras de gás que aparecerão nesta ação não devem fazer parte da nossa rotina diária. Precisamos agir agora para preservar a saúde da população e o futuro da Amazônia”, afirmou Carlos Vicente, coordenador nacional da IRI Brasil.
Leia também: Dani Rigueira Alerta sobre Golpe no WhatsApp e Prolagos Discute Despoluição da Lagoa de Araruama
Com essa intervenção urbana, a campanha convida todos a refletirem sobre os riscos da degradação ambiental e do desmatamento, além de acessar o site da IRI Brasil para obter materiais informativos sobre a causa (www.iribrasil.org).