Calor e Chuva: O Que Esperar
A última semana de janeiro será marcada por um calor intenso e pancadas de chuva em grande parte do Brasil. Segundo informações da Climatempo, a combinação de altas temperaturas e uma grande disponibilidade de umidade ajuda a intensificar a ocorrência de temporais típicos do verão em praticamente todas as áreas do país.
Nos últimos dias, estados como Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro registraram volumes de chuva extremamente elevados, variando entre 200 e 400 milímetros, resultado de um grande corredor de umidade que atuou em todo o território. Com o enfraquecimento desse sistema, a intensidade das chuvas pode diminuir em algumas localizações, mas a instabilidade permanece alta ao longo da semana, segundo a Climatempo.
Previsões para o Sul e Sudeste
No Sul do Brasil, as pancadas de chuva devem voltar a se intensificar a partir de quarta-feira (28), atingindo os três estados da região. Algumas precipitações podem variar de moderadas a fortes. O calor também se destaca, com temperaturas atingindo entre 36°C e quase 40°C, especialmente no oeste da região, de acordo com a previsão da Climatempo.
Por outro lado, no Sudeste, a chuva deve diminuir sobre o Espírito Santo e em grande parte do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, após uma semana marcada por altos volumes de precipitação. A tendência é de mais horas de sol e aumento das temperaturas, com chuvas isoladas e de curta duração, geralmente ocorrendo à tarde e à noite. Na cidade de São Paulo, a Climatempo alerta para o retorno das chuvas com maior frequência, algumas com potencial de causar transtornos, como alagamentos, inclusive na Grande São Paulo. A previsão também indica um aumento da chuva nas principais represas do sistema Cantareira, essenciais para o abastecimento da região metropolitana.
Clima no Centro-Oeste e Nordeste
Na região Centro-Oeste, a última semana de janeiro será marcada por dias quentes e abafados, com períodos de sol intercalados por pancadas de chuva no final do dia. Segundo a Climatempo, este é o padrão típico do verão, com chuvas rápidas, mas que podem ser intensas em algumas localidades. Em Goiás e no Distrito Federal, a frequência das chuvas deve diminuir, enquanto Mato Grosso do Sul terá destaque para o calor intenso, com temperaturas próximas aos 40°C em áreas adjacentes ao Paraguai.
No Nordeste, a expectativa é de um aumento na quantidade de chuvas ao longo da semana, especialmente no norte da região. A previsão da Climatempo indica que as áreas mais afetadas devem incluir o centro-norte do Maranhão e do Piauí, além de estados como Ceará, Rio Grande do Norte e partes da Paraíba. Na semana anterior, já foram registrados episódios de chuva forte no litoral do Maranhão e do Rio Grande do Norte, assim como em áreas do interior da Bahia, Ceará e Piauí.
