Aprovação e Sonhos de uma Adolescente Talentosa
A jovem Ana Joyce, com apenas 14 anos, conquistou sua aprovação na renomada Universidade de São Paulo (USP), onde foi selecionada para o curso de gerontologia, que capacita profissionais a promoverem saúde e qualidade de vida para a população idosa. Contudo, a adolescente, considerada superdotada pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) em Rio Branco, não esconde seu verdadeiro objetivo: ingressar na Medicina. “Para mim, essa aprovação foi algo normal, pois tenho um objetivo claro: quero medicina”, declarou a jovem, que já foi aprovada em impressionantes 23 cursos superiores em 18 instituições, sendo 11 públicas e 7 privadas em todo o Brasil.
A mãe de Ana, Vânia do Carmo Nery, enfatiza que o grande sonho da filha é conseguir uma vaga no curso de medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac), permitindo que ela realize sua graduação perto da família. “Ela planeja fazer um cursinho preparatório este ano para aumentar suas chances de entrar na Ufac. Se ela tivesse interesse em algum dos outros cursos, eu teria recorrido à Justiça, mas como não é esse o caso, ela optou por intensificar os estudos para alcançar seu verdadeiro sonho”, comentou a mãe.
Rotina de Estudos e Apoio Familiar
Ana vai cursar o 2º ano do ensino médio no Colégio Militar Tiradentes neste ano. A mãe revelou que a jovem pretende fazer uma avaliação para avançar diretamente para o último ano do ensino médio. “Se ela for aprovada nas provas de três matérias, avançará para o 3º ano, e então se preparará para o vestibular de medicina”, explicou.
Os pais de Ana demonstram grande orgulho pela trajetória da filha. James Joyce Bezerra Gomes, seu pai, expressou sua felicidade: “É difícil descrever a sensação que sentimos. Quero sempre apoiá-la em tudo que precisar para continuar esse sucesso”.
Com uma rotina bem estruturada, Ana Joyce se dedica às aulas pela manhã, atividades extracurriculares à tarde e, à noite, se prepara para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026. “Ela sempre aprendeu junto a adultos e se adapta muito bem a todas as idades. Acredito que isso contribui para sua facilidade em se relacionar”, comentou Vânia.
Um Perfil Multifacetado e Atividades Diversificadas
Apesar de sua intensa carga horária, Ana está sempre em busca de novas experiências. A mãe relata que a filha possui um espírito inquieto e deseja explorar novas atividades. Entre os hobbies, destacam-se o piano, ukulele, inglês e até o japonês. “A maior dificuldade que encontramos é conciliar tudo que ela deseja fazer com a falta de tempo, já que ela gostaria de se dedicar a tudo. Embora adore relaxar após as refeições, sempre comenta que gostaria de ter mais tempo para se dedicar a todas as suas paixões”, revelou Vânia.
Nos momentos de lazer, Ana aprecia assistir animes, jogar jogos de tabuleiro e cartas. “Ela sempre foi uma boa ‘comilona’, e atualmente se interessa bastante por mangás, embora tenha passado por uma fase em que gostava de doramas”, completou a mãe, com um sorriso no rosto.
Reconhecimento e Apoio do Núcleo de Altas Habilidades
Em junho de 2024, durante uma conversa com o g1, Ana já havia sido aprovada em dois cursos superiores e em um concurso público no Acre. Àquela época, ela estava sendo acompanhada pelo Núcleo de Altas Habilidades, que identificou características consistentes de superdotação nas áreas de música, liderança e leitura, além de habilidades em comunicação e acadêmica.
O NAAH/S é vinculado à Divisão de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre, oferecendo serviços educacionais especializados para alunos com altas habilidades, visando atender suas necessidades e potencialidades. Ana é um exemplo inspirador de como o apoio familiar e educacional pode levar a resultados extraordinários, servindo como modelo para jovens em busca de suas aspirações acadêmicas.
