Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Wednesday, February 4
    Tendências:
    • Poços de Caldas Recebe R$ 1,2 Milhão da Política Nacional Aldir Blanc para Fomento Cultural
    • Eduardo Ribeiro Pressiona por Convocação de Aprovados do Idaf e Investimento no Futebol Acreano
    • Jornal do Acre: Os Principais Acontecimentos de Quarta-feira, 4 de Fevereiro de 2026
    • Resultado do Seletivo Temporário da Educação é Anunciado; Confira Agora
    • A Transfobia como Tecnologia Social: Desafios e Exclusões no Mercado de Trabalho para Pessoas Trans
    • Sebrae: 35 Anos Fortalecendo Pequenos Negócios no Acre
    • Proibição de Presos do Semiaberto em Festas de Carnaval 2026 no Acre
    • Letalidade Policial no Acre Atinge Menor Índice da História: Uma Gradual Redução
    Acre Verdade
    • Home
    • Cultura
    • Economia
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Política
    • Saúde
    • Tecnologia
    Acre Verdade
    Home»Acre»Governo do Acre Avança em Agenda Climática e Fortalece REDD+ em Brasília
    Governo do Acre Avança em Agenda Climática e Fortalece REDD+ em Brasília

    Governo do Acre Avança em Agenda Climática e Fortalece REDD+ em Brasília

    Acre 04/02/2026
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Email WhatsApp Copy Link

    Reuniões em Brasília Focam na Sustentabilidade e Financiamento Climático

    No início do mês, o governo do Acre realizou uma série de reuniões em Brasília, promovidas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e pelo Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC). As reuniões, que ocorreram nos dias 2 e 3, tiveram como objetivo reforçar o protagonismo do estado nas discussões sobre as mudanças climáticas, com ênfase nas pautas de REDD+ Jurisdicional e no acesso a financiamentos internacionais.

    O secretário de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, e a presidente do IMC, Jaksilande Araújo, representaram o Acre em encontros técnicos no Consórcio da Amazônia Legal e no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Durante esses encontros, os representantes acreanos abordaram a importância de políticas eficazes para a redução de emissões, a valorização da floresta em pé e a ampliação do acesso a recursos internacionais voltados para o desenvolvimento sustentável da região.

    No primeiro dia, foi estabelecida uma parceria com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) para um workshop nacional programado para 2026, que discutirá a Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) e o financiamento climático, especialmente em relação à nova Lei que instituiu o Sistema Brasileiro de Emissões (SBCE). Com essa iniciativa, busca-se aumentar o conhecimento sobre o tema entre atores chave e promover a troca de experiências, além de aprimorar a capacidade institucional dos estados na execução dessas políticas e na captação de recursos internacionais.

    “Essa agenda em Brasília reforça o compromisso do governo do Acre com uma política climática alinhada aos desafios globais. O Acre tem uma trajetória reconhecida na construção do REDD+ Jurisdicional e agora avança para fortalecer o acesso ao financiamento climático, garantindo que a conservação da floresta em pé se traduza em benefícios reais para os povos da floresta. Nosso objetivo é preparar cada vez mais o estado para captar novos recursos internacionais”, ressaltou Leonardo Carvalho.

    A Contribuição do Acre na Regulamentação do Mercado de Carbono

    As reuniões no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima também abordaram a experiência do Acre na regulamentação da Lei do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE). Os gestores do estado interagiram com a Secretaria Nacional de Mudanças Climáticas, apresentando as minutas de resoluções que defendem o reconhecimento das especificidades dos estados da Amazônia Legal que já operam ou estão estruturando sistemas jurisdicionais de REDD+.

    A presidente do IMC, Jaksilande Araújo, enfatizou a relevância da participação ativa do Acre nesse processo normativo. “O Acre possui uma trajetória sólida na formulação de políticas voltadas para mudanças climáticas e serviços ambientais, com resultados concretos ao longo dos anos. Participar da regulamentação do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões é crucial para garantir que esse marco legal reflita a realidade dos estados da Amazônia Legal. Nossa meta é assegurar segurança jurídica, integridade ambiental e equidade, valorizando quem sempre investiu na conservação da floresta”, comentou Araújo.

    Projeto FOLHA e a Busca por Financiamento Internacional

    A agenda em Brasília foi encerrada com a apresentação do Projeto FOLHA, uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que conta com financiamento do governo da Noruega, por meio da Norway’s International Climate and Forest Initiative (NICFI). O projeto tem como foco apoiar os estados amazônicos no acesso a financiamentos florestais e na certificação de créditos de carbono de alta integridade, promovendo a inserção em mercados internacionais e fortalecendo a credibilidade ambiental da região.

    Essa iniciativa visa reforçar as capacidades técnicas, institucionais e de governança dos estados na implementação de programas jurisdicionais de REDD+, alinhados a padrões internacionais de alta integridade, como o ART/TREES, e integrados à arquitetura nacional de REDD+ do Brasil. A atuação conjunta do Acre nesse cenário é um passo importante para a consolidação de políticas climáticas eficazes e sustentáveis, que beneficiam não apenas o estado, mas também toda a Amazônia.

    Notícias relacionadas

    Acre 04/02/2026

    Letalidade Policial no Acre Atinge Menor Índice da História: Uma Gradual Redução

    Acre 04/02/2026

    MP-AC Investiga Itens Culturais de Chico Mendes no Acre: Viúva Esclarece Situação do Acervo

    Acre 04/02/2026

    Humaitá se Prepara para Enfrentar Vasco-AC com Novidades no Time Titular

    publicidade
    Logotipo acre verdade

    Categorias

    • Política
    • Saúde
    • Entretenimento
    • Cultura
    • Economia
    • Esportes
    • Tecnologia
    publicidade
    © 2026 Acre notícias. todos os direitos reservados
    • Política de Privacidade
    • Termos
    • Sobre o Acre Verdade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível através da exibição de anúncios on-line aos nossos visitantes. Por favor, ajude-nos desativando seu bloqueador de anúncios.