Resultados Positivos no Combate ao Desmatamento
Um levantamento realizado pelo Centro Integrado de Geoprocessamento Ambiental (Cigma), sob a gestão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), revelou que o Acre apresentou uma significativa redução de 16,49% nos alertas de desmatamento durante o primeiro semestre de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os dados, obtidos a partir do Sistema de Detecção de Desmatamentos em Tempo Real (Deter), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostram que as áreas notificadas caíram de 45,53 km² em 2024 para 38,02 km² neste ano, o que representa uma diminuição de 7,51 km², ou cerca de 909 campos de futebol.
A queda nos alertas de desmatamento é atribuída às ações coordenadas e à articulação interinstitucional liderada pelo governo do Acre, que envolve o Gabinete de Crise e o Grupo Operacional de Comando e Controle (Gocc). Essas iniciativas integram diversos órgãos do poder público em níveis estadual, municipal e federal, que atuam em conjunto para planejar e executar estratégias de monitoramento e combate ao desmatamento ilegal.
Leia também: Acre Registra Queda Impressionante na Mortalidade por Hepatite C: 87% a Menos em 10 Anos
O secretário de Estado do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, ressaltou a importância do trabalho conjunto entre as instituições e o comprometimento do governo com questões ambientais. “O governo do Acre tem se empenhado em ações integradas do Grupo de Comando e Controle, que conta com a participação de diversos órgãos ambientais e das forças de segurança. Sob a orientação do governador Gladson Camelí, estamos atentos ao segundo semestre, um período crítico de secas. Por isso, estamos intensificando as ações para reduzir focos de queimadas, incêndios florestais e o desmatamento ilegal, pois sabemos que cuidar do meio ambiente é cuidar da saúde, e saúde é vida”, afirmou Carvalho.
Compromissos Ambientais em Evidência
Leia também: Acre Registra Queda Impressionante na Mortalidade por Hepatite C: 87% a Menos em 10 Anos
Desde o começo do ano, o governo do Acre tem tomado medidas proativas para mitigar os impactos ambientais que ocorrem durante o período de estiagem. Um exemplo disso é a iniciativa Operação Contenção Verde, que tem como foco o combate a crimes ambientais, sendo coordenada pela Casa Civil em colaboração com órgãos ambientais, forças de segurança e prefeituras locais.
Além disso, o trabalho dos brigadistas comunitários tem se mostrado essencial na prevenção e combate a queimadas e incêndios florestais, especialmente nas unidades de conservação. Também destaca-se a Operação Fogo Controlado, uma força-tarefa interinstitucional mobilizada para evitar e conter incêndios durante o verão amazônico.
Todas essas ações reafirmam o compromisso do Estado com as metas contidas no Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas (PPCDQ-AC), que visa uma redução anual de 10% nas taxas de desmatamento, com a expectativa de alcançar uma diminuição de 50% até 2027.