Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Thursday, February 12
    Tendências:
    • Carnaval em Rio Branco: Unidades de Saúde Funcionando para Atender a População
    • Teatro Castro Alves em Araçatuba Passa por Modernização e Adequação Elétrica
    • Escola de Música do Acre Abre 459 Vagas Gratuitas para 2026; Matrículas Iniciam na Quarta-feira
    • Novas Medidas de Cibersegurança no Poder Judiciário do Acre São Aprovadas para 2026
    • Iapen Inicia Capacitação Técnica para Policiais Penais no Acre
    • Jornal do Acre: Destaques da 1ª Edição de 12 de Fevereiro de 2026
    • Destaques do Bom Dia Acre: Reuniões e Investigação no 12 de Fevereiro de 2026
    • Rio Branco-AC Anuncia Novo Zagueiro para Fortalecer Elenco no Campeonato Acreano
    Acre Verdade
    • Home
    • Cultura
    • Economia
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Política
    • Saúde
    • Tecnologia
    Acre Verdade
    Home»Tecnologia»Acre Atrai Investimentos Chineses com ZPE e Oportunidades Industriais
    Acre Atrai Investimentos Chineses com ZPE e Oportunidades Industriais

    Acre Atrai Investimentos Chineses com ZPE e Oportunidades Industriais

    Tecnologia 11/02/2026
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Email WhatsApp Copy Link

    Oportunidades de Investimento no Acre

    O governo do Acre, através da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), apresentou nesta quarta-feira, 11, a estrutura da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) a um grupo de empresários chineses. Essa ação faz parte da estratégia do estado de ampliar o comércio exterior e diversificar suas relações econômicas internacionais. Durante a reunião, que ocorreu em Senador Guiomard, foram discutidas oportunidades para a instalação de três indústrias chinesas na região.

    As tratativas com os investidores tiveram início há duas semanas, e o objetivo foi intensificar as negociações para consolidar a presença das indústrias chinesas no Acre. O governo destacou as recentes melhorias na ZPE, que incluem a regularização de terrenos, atualização da legislação relacionada às zonas de processamento e modernização administrativa. Essas ações visam criar um ambiente favorável e seguro para a instalação de novas indústrias.

    A estrutura logística do estado também foi um ponto central da apresentação. A Rota Quadrante Rondon, por exemplo, promete conectar o Brasil aos portos do Pacífico no Peru, facilitando o escoamento de produtos. Além disso, a malha aérea da região e o potencial de mercado, que abrange cerca de 30 milhões de pessoas a mil quilômetros de distância, foram destacados como fatores estratégicos para atrair investimentos.

    Foco em Exportações e Bioeconomia

    Os empresários chineses tiveram acesso a dados relevantes sobre as exportações de produtos como soja, carne suína, carne bovina e madeira. Também foi ressaltada a importância da ferrovia bioceânica Brasil-China, que passará pelo Acre e se conectará aos portos peruanos. O projeto do Polo Logístico do Acre, que terá a função de armazenar e distribuir produtos para o Brasil e países vizinhos, foi outro tema abordado. Além disso, a proposta de concessão de 400 mil hectares de área florestal sustentável no estado será votada pela Assembleia Legislativa (Aleac), com o intuito de estimular a bioeconomia na região.

    Assurbanípal Mesquita, secretário da Seict, declarou que o pacote de incentivos fiscais do Acre, aliado à Rota Quadrante Rondon, reduz em até 14 dias o tempo de envio de produtos para a Ásia a partir do Porto de Chancay, no Peru. Ele enfatizou que esses elementos posicionam o Acre como um local estratégico para investimentos. “Os próximos passos são para que os empresários chineses avancem nas diligências necessárias para uma possível instalação industrial no nosso estado”, destacou.

    Centro de Integração e Oportunidades

    Waleska Bezerra, presidente da Agência de Negócios do Acre (Anac), ressaltou a importância institucional da proposta apresentada à delegação chinesa. Segundo ela, a iniciativa posiciona o estado como um centro de integração dos corredores bioceânicos, conectando aeroportos internacionais na Bolívia e no Peru. “Estamos comprometidos em fomentar negócios e atrair investidores, inserindo o Acre de forma consolidada no comércio global”, afirmou.

    Jack Jiang, CEO da Jiede Logistics, expressou sua admiração pelo potencial do Acre e a infraestrutura disponível. A empresa planeja construir na ZPE fábricas para produzir eletrodomésticos, vestuário e veículos elétricos de duas e três rodas. “A região apresenta grande potencial de consumo, e com o apoio governamental, os produtos chineses fabricados na ZPE do Acre terão um mercado promissor no Brasil e na América Latina”, declarou.

    Visita da Comitiva Chinesa e Perspectivas Futuras

    Márcio Rebouças, presidente do Conselho de Administração da ZPE, informou que a comitiva chinesa visitou cidades como Brasileia e Epitaciolândia e manteve contato com a Câmara de Comércio de Pando, na Bolívia. “Há um interesse real no Acre. A intenção é produzir na ZPE para atender a América Latina e o Brasil”, ressaltou, mencionando também a previsão de envio de um contêiner de produtos ao Acre para avaliação de mercado.

    Henrique Kao, CEO da ES Consultoria, destacou que o movimento de empresários chineses reflete uma tendência de descentralização de investimentos do país asiático no Brasil. “Mercados como São Paulo e Rio de Janeiro já estão saturados. A ZPE, pela sua proximidade com países vizinhos e pela infraestrutura disponível, oferece uma oportunidade única”, comentou.

    O deputado estadual Luiz Gonzaga, primeiro-secretário da Aleac, avaliou a visita como um indicativo de que o Acre está vivendo um novo momento no cenário econômico. “Estamos mais próximos da Ásia via Porto de Chancay, e a ZPE é um espaço estratégico para produção, com isenções que facilitam a operação”, afirmou, vislumbrando um futuro promissor para a bioeconomia no estado.

    a abertura do ano legislativo no Acre bioeconomia indústrias chinesas investimentos Zona de Processamento de Exportação

    Notícias relacionadas

    Tecnologia 12/02/2026

    Governo do Acre Fortalece Relações com China para Indústria na ZPE

    Tecnologia 12/02/2026

    Concursos 2026: mais de 100 mil oportunidades e salários de até R$ 30 mil!

    Tecnologia 12/02/2026

    Concursos 2026: Mais de 100 mil Vagas e Salários de Até R$ 30 Mil!

    publicidade
    Logotipo acre verdade

    Categorias

    • Política
    • Saúde
    • Entretenimento
    • Cultura
    • Economia
    • Esportes
    • Tecnologia
    publicidade
    © 2026 Acre notícias. todos os direitos reservados
    • Política de Privacidade
    • Termos
    • Sobre o Acre Verdade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é possível através da exibição de anúncios on-line aos nossos visitantes. Por favor, ajude-nos desativando seu bloqueador de anúncios.