Iniciativas em Segurança Alimentar em Debate
Nos dias 25 a 27 de novembro, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), participou do 3º Fórum Nacional de Nutricionistas na Assistência Social (FNNAS), realizado em Recife. O evento reuniu profissionais de várias partes do Brasil, que se dedicaram a discutir iniciativas e melhorias voltadas para a segurança alimentar da população dentro do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Com o lema “Com nutricionistas, o SUAS protege, acolhe e alimenta”, o fórum foi um espaço rico em troca de conhecimento, apresentando mesas-redondas, oficinas, e a 3ª Mostra de Alimentação e Nutrição no SUAS. Nutricionistas, pesquisadores, gestores públicos e representantes de conselhos e universidades se reuniram para compartilhar experiências valiosas.
Leia também: Bahia Avança na Segurança Alimentar: Compromisso do Governador Jerônimo Rodrigues em Congresso Nacional
Fonte: soudejuazeiro.com.br
Leia também: Agricultura Regenerativa: Benefícios para o Solo e Casos de Sucesso em Evento
Fonte: novaimperatriz.com.br
Nilciany Vilaço, chefe de departamento do Acre, destacou a importância do evento para a troca de experiências: “Reforçamos, mais uma vez, a relevância da pauta da segurança alimentar e nutricional e do combate à fome, sempre buscando fortalecer estratégias, projetos e programas que garantam esse direito à população. E tudo isso só foi possível graças ao apoio e à colaboração da nossa secretária de Estado e vice-governadora Mailza Assis, que sempre coloca essa pauta como prioridade”, afirmou.
O encontro contou ainda com a participação das técnicas Raimunda Dasdores e Amanda Lúcia da Silva, que representou a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan). Diversos relatos de experiências e trabalhos selecionados de diferentes estados foram apresentados, permitindo que profissionais de várias regiões compartilhassem práticas relacionadas à segurança alimentar e estratégias para promover uma alimentação saudável.
Leia também: Agricultura Regenerativa: Benefícios para o Solo Demoram a Aparecer, Mas Valem a Pena
Fonte: ocuiaba.com.br
A programação abordou temas fundamentais, como vigilância socioassistencial, políticas intersetoriais, educação alimentar, gestão de serviços de alimentação e os desafios que os municípios enfrentam para garantir uma alimentação adequada às populações em situação de vulnerabilidade. Essas discussões são essenciais para o fortalecimento das políticas públicas e para a promoção de uma alimentação de qualidade.
Ao final do fórum, os participantes enfatizaram a importância de aumentar os investimentos e dar maior visibilidade ao trabalho realizado pelos nutricionistas na assistência social. Além disso, defendem uma articulação mais estreita entre gestão pública, universidades e sociedade civil, visando assegurar o direito humano à alimentação adequada.
