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    Home»Cultura»Acre Brilha Nacionalmente com Projeto Indígena Vencedor do Prêmio Arte na Escola Cidadã
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    Reconhecimento destaca a força da educação e cultura indígena no estado

    Acre Brilha Nacionalmente com Projeto Indígena Vencedor do Prêmio Arte na Escola Cidadã

    Cultura 15/11/2025
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    Reconhecimento Nacional para a Cultura Indígena

    O Acre se destacou recentemente no cenário nacional ao receber o prêmio pelo projeto “A arte de bem viver na Aldeia”, idealizado pelo professor e artista indígena Evanildo da Silva Albuquerque Kaxinawá, conhecido como Dasu Huni Kuin. Este projeto, desenvolvido na Escola Estadual Indígena Huni Kuin Tuwe, situada na Terra Indígena Kaxinawá em Nova Olinda, no Alto Envira, foi agraciado na 26ª edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã, cuja cerimônia de premiação ocorreu em São Paulo no dia 12. Esse reconhecimento é um marco para a arte-educação no Brasil e evidencia a importância de iniciativas que celebram a cultura indígena.

    Com um valor de R$ 10 mil, além da produção audiovisual e um dia de atividades culturais em São Paulo, o Prêmio Arte na Escola Cidadã tem como objetivo reconhecer e incentivar projetos voltados para a Arte, Educação e Cultura em todo o Brasil. Esta premiação não apenas valoriza a criatividade, mas também reafirma a arte como um direito fundamental, acessível a todos.

    Integração Cultural e Educação Indígena

    Leia também: Concurso da Educação no Acre: Resultado Final Divulgado e Convocação em Breve

    Leia também: Acre Brilha no Festival Híbrido de São Paulo: Valorização do Turismo e Cultura Indígena

    Fonte: cidaderecife.com.br

    O projeto que levou o prêmio para o Acre enfatiza a importância de integrar as práticas artísticas às tradições do povo Huni Kuin. A proposta busca promover a valorização cultural e o fortalecimento da identidade indígena, ao mesmo tempo em que facilita a conexão entre saberes ancestrais e o ambiente escolar. Entre as diversas atividades incluídas no projeto, estão a pintura, musicalidade, danças e a confecção de artefatos tradicionais, que envolvem não só os estudantes, mas toda a comunidade na preparação da festividade Katxa Nawa, um evento significativo para o povo Huni Kuin.

    As atividades promovidas pelo projeto também fomentam a construção de narrativas visuais e expressões culturais que refletem a cosmologia e o modo de vida indígena, proporcionando uma experiência enriquecedora tanto para os alunos quanto para os membros da comunidade. Este envolvimento intenso resulta em um aprendizado mútuo e na preservação de tradições que, de outra forma, poderiam ser esquecidas.

    A Importância do Protagonismo Juvenil

    O Instituto Arte na Escola, responsável por registrar essa trajetória por meio de um documentário, capturou o impacto que a iniciativa teve na aldeia e o envolvimento dos jovens com suas culturas tradicionais. Este material não apenas documenta um importante aspecto da vida indígena, mas também destaca o papel da escola como um espaço essencial para a preservação e transmissão de conhecimentos ancestrais. O apoio do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), foi fundamental para o sucesso do projeto.

    Leia também: IV Semana Decolonial: Celebrando as Mulheres Artistas e Cozinheiras de São Pedro da Aldeia

    Fonte: rjnoar.com.br

    Leia também: Teia Municipal de Aracruz: Fortalecendo a Cultura e Preparando o Futuro

    Fonte: odiariodorio.com.br

    De acordo com Dasu Huni Kuin, o ponto de partida de sua proposta foi a necessidade de compreender os impactos da colonização sobre as práticas tradicionais, e a importância de reconectar os jovens à sua cultura. “Poder representar o Acre e a Escola Huni Kuin Tuwe em nível nacional é motivo de orgulho e gratidão. Não é fácil ganhar um prêmio nacional, especialmente sendo um professor indígena em uma região remota. No entanto, esse reconhecimento é um estímulo para continuar sonhando e lutando pela nossa cultura”, enfatiza o professor.

    A reação à premiação foi um misto de surpresa e felicidade. “Quando recebi a ligação do Instituto Arte na Escola informando que eu tinha sido premiado, não acreditei. Era algo que eu só assistia na televisão. Fiquei extremamente feliz, pois o projeto nasceu da vontade de fortalecer a identidade do nosso povo e incluir a comunidade nas festividades do Katxa Nawa”, relata Dasu.

    Valorização da Educação Indígena no Acre

    O secretário de Educação do Acre, Aberson Carvalho, também ressaltou a importância da conquista. “O prêmio conquistado pelo professor Dasu Huni Kuin evidencia a força da educação indígena no Acre e o compromisso do Estado em valorizar projetos que promovem a cultura e a identidade dos nossos povos. Fico orgulhoso em ver o Acre sendo reconhecido nacionalmente e reafirmo nosso empenho em apoiar iniciativas que transformam vidas e preservam saberes tradicionais”, afirmou.

    Instituto Arte na Escola

    O Instituto Arte na Escola é uma associação civil sem fins lucrativos que atua na qualificação de educadores e na valorização da arte contemporânea como ferramenta formativa. A missão da instituição é aproximar diferentes públicos do patrimônio cultural brasileiro, promovendo diversidade e acesso democrático à arte, garantindo que iniciativas como a do professor Dasu Huni Kuin possam florescer e impactar positivamente as comunidades.

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