Acompanhamento dos Termos Comerciais
Em um cenário econômico em constante mudança, a relação comercial entre Estados Unidos e China continua a ser monitorada de perto. Durante uma entrevista ao programa “The Sunday Briefing”, na Fox News, Greer, representante comercial dos EUA, destacou que a China está cumprindo os termos dos acordos estabelecidos. “Com a China, é sempre assim: verificamos, monitoramos e acompanhamos os compromissos. Os compromissos são bastante específicos”, afirmou Greer.
Ele mencionou que, até o momento, a China já atingiu “cerca de um terço” do compromisso de compra de soja para a atual safra. No entanto, a agência de notícias Bloomberg relatou que, após uma série de pedidos de compra feitos no final de outubro — os primeiros da temporada —, as aquisições de soja americana por parte da China parecem ter estagnado.
Leia também: Tarifas dos EUA e Fim de Ajuda Podem Impactar Economia Colombiana
Leia também: Capacitação Internacional: Terceira Turma de Servidores da Segurança Pública do Acre Conclui Curso SWAT nos EUA
Os presidentes Donald Trump e Xi Jinping concordaram em outubro em estender uma trégua tarifária e reverter controles de exportação. No entanto, alguns pontos do acordo ainda estão em andamento: as compras de soja, a venda do aplicativo TikTok e o aumento das licenças para exportação de terras raras.
Na sexta-feira, Greer e o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, participaram de uma videoconferência com o vice-premiê chinês He Lifeng. Segundo a agência estatal chinesa Xinhua, a discussão foi “profunda e construtiva”, com promessas de manter relações comerciais estáveis e abordar preocupações mútuas.
Em declarações ao programa Face the Nation, da CBS News, Bessent indicou que as compras da China não devem acelerar, mas devem ocorrer durante esta temporada agrícola. Ele também mencionou que os preços da soja subiram entre 12% e 15% desde o acordo, evidenciando um impacto positivo nas expectativas do setor agrícola.
Leia também: Paul McCartney Adia Shows nos EUA por Questões de Saúde
Fonte: vitoriadabahia.com.br
Leia também: Lula Afirma que Trump Acreditará na Economia Verde em Breve
Fonte: novaimperatriz.com.br
Desafios e Estratégias no Setor de Tecnologia
Quando questionado sobre a possível entrega de semicondutores avançados à China, Greer destacou a necessidade de cautela. “Minha opinião pessoal é que precisamos ser muito cautelosos com isso”, disse ele, ressaltando que a segurança nacional deve ter prioridade nas decisões políticas. Ele reconheceu que existe uma constante discussão sobre quais tipos de chips podem ser restritos, indicando que as regulamentações podem evoluir ao longo do tempo.
A administração Trump está prestes a divulgar um plano de ajuda ao setor agrícola, conforme anunciado pela secretária de Agricultura, Brooke Rollins, em uma reunião de gabinete. Esse plano é aguardado com expectativa, especialmente em um momento em que o setor agrícola enfrenta desafios relacionados a acordos comerciais e flutuações de mercado.
À medida que os representantes dos EUA continuam sua análise dos acordos comerciais com a China, a expectativa é que os próximos passos sejam tomados com base na evolução das negociações e nas respostas do mercado. O desenrolar dessa relação pode ter repercussões significativas não apenas para a agricultura, mas também para a economia global como um todo.
